Sicredi torna-se 10º banco integrado ao Portal Gov.br » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sicredi torna-se 10º banco integrado ao Portal Gov.br


4 de junho de 2022

Plataforma do Gov.Br

Os cerca de 4,5 milhões de associados ao Sicredi podem ter acesso direto a serviços públicos digitais com a mesma senha do aplicativo da instituição. A cooperativa de crédito tornou-se a 10ª instituição financeira a ser integrada ao Portal Gov.br.

Além do Sicredi, estão associadas à plataforma as seguintes instituições: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Banrisul, Santander, BRB, Sicoob, Itaú e Agibank. O login por meio da senha do banco oferece nível de segurança prata no Portal Gov.br, o que possibilita acesso a serviços como o Sistema de Valores a Receber, do Banco Central, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e a carteira digital de trânsito.

Além da União, o Distrito Federal e oito estados estão integrados à plataforma. No início de maio, o Portal Gov.br superou a marca de 100 milhões de pessoas cadastradas. Atualmente, a plataforma fornece acesso a 4.879 serviços públicos, dos quais 3.931 (80,6%) são completamente digitais.

Nos estados e nos municípios que aderiram ao portal, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados. Também é possível regularizar as dívidas com os governos locais e a obter serviços associados ao fornecimento de água e saneamento básico.

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pela plataforma gov.br, informa que o acesso por meio do aplicativo é seguro. Com a integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone e e-mail do usuário.

Como acessar

Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item “Bancos Credenciados”. Ao acioná-lo e selecionar o Sicredi, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no aplicativo.

Após esse processo, o correntista é convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada. O compartilhamento da senha do banco com o Portal gov.br pode ser desfeito a qualquer momento.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aposentados do INSS não devem procurar o FUMPREVI para prova de vida

O Fundo Municipal de Previdência de União da Vitória (FUMPREVI) está orientando aposentados e pensionistas sobre a realização da prova de vida, após o aumento na procura de beneficiários do INSS pelo serviço no órgão municipal. A situação tem gerado dúvidas e deslocamentos desnecessários de pessoas que não fazem parte do regime próprio do município. […]

Abertas as inscrições para o Circuito de Corrida de Rua de Porto União

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua do município. A competição faz parte do calendário esportivo oficial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e ampliar a participação da comunidade em […]

Regras sobre pensão ficam mais rígidas em 2026

As mudanças previstas para 2026 nas regras da pensão alimentícia trazem ajustes importantes e mais rigor para quem é obrigado a pagar. O valor da pensão passa a ter reajuste automático com base no novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621, e o combate à inadimplência se torna mais severo. Uma das principais alterações é […]