Sopelsa assume comando do Estado de SC neste sábado; Eskudlark presidirá Alesc » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Sopelsa assume comando do Estado de SC neste sábado; Eskudlark presidirá Alesc


2 de setembro de 2022

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), assume na manhã deste sábado (3) o cargo de governador do Estado. A solenidade está marcada para o Teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo, em Florianópolis, às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TVAL.

Antes, às 9 horas, na sede do Legislativo estadual, Sopelsa transmite o cargo de presidente da Alesc para o 1º vice-presidente, deputado Maurício Eskudlark (PL), que permanecerá no comando do Parlamento enquanto Sopelsa estiver na chefia do Poder Executivo estadual. A solenidade de transmissão do cargo será no Plenário Deputado Osni Régis.

Esta será a primeira vez que Moacir Sopelsa, que completará 76 anos de idade no próximo dia 6, vai assumir o comando do Estado. Isso será possível graças às licenças do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) e da vice-governadora Daniela Reinehr (PL). Além disso, Sopelsa não vai disputar as eleições deste ano.

Perfil do novo governador
Moacir Sopelsa nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas. Filho de Faustino Sopelsa e de Diamantina Michelin Sopelsa, casou-se com Valentina Terezinha Sopelsa, com quem teve três filhas, Vivian, Vanessa e Andiara.

É agropecuarista e atuou como dirigente de entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Sempre filiado ao MDB, ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Nos anos 1980, foi secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio.

Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia, para o mandato 1993-1996. Em 1997, atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina.

Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo.

Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006, no governo de Luiz Henrique da Silveira, e 2015 a 2018, na gestão de Raimundo Colombo.

Na Alesc, foi presidente de importantes comissões permanentes e no biênio 2011-2013, ocupou a 1ª Vice-Presidência. Também foi líder da bancada do MDB, em 2014.

Em 2 de fevereiro deste ano, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa, como parte de um acordo com o deputado Mauro de Nadal (MDB) para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Caberá a Sopelsa dar posse, no dia 1º de janeiro de 2023, ao governador que foi eleito em outubro.

Perfil de Mauricio Eskudlark
Delegado aposentado, com mais de 40 anos de experiência no setor de segurança pública, Mauricio José Eskudlark, nasceu em 18 de janeiro de 1958, em Canoinhas, no Planalto Norte. Filho mais velho da Dona Juventina, começou a trabalhar aos 11 anos, para ajudar no sustento dos irmãos, em virtude do falecimento do pai. Foi celeiro, vendedor de picolés, engraxate e entregador de jornais.

Após se mudar para Itajaí, começou a faculdade de Direito. Pouco antes de se graduar, foi aprovado no concurso de Delegado de Polícia Civil. Atuou em várias delegacias do Estado, foi diretor regional da Polícia Civil em São Miguel do Oeste e Balneário Camboriú. Também foi diretor da Polícia Civil do Interior e do Litoral antes de chegar ao cargo mais importante da corporação, o de delegado-geral, já nos anos 2000, durante três anos e meio.

Na política, seu primeiro cargo eletivo foi na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, onde exerceu dois mandatos (1989-1992 e 1993-1996). Na segunda eleição, foi o vereador mais votado e se elegeu presidente do Legislativo municipal. Na Assembleia Legislativa, disputou em 2002 a eleição e ficou na suplência, o que lhe possibilitou exercer o mandato em 2006.

Na eleição de 2006, concorreu a deputado federal e ficou como suplente. Em 2010, voltou a disputar uma vaga na Alesc. Suplente, exerceu o mandato em toda a legislatura 2011-2015. Em 2013, foi efetivado na cadeira de deputado estadual com a eleição de Elizeu Mattos para a Prefeitura de Lages.

Em 2014 e 2018, foi reeleito para a Assembleia Legislativa. Ocupou cargos importantes em comissões permanentes da Alesc, como a Presidência da Comissão de Segurança Pública. Em 2 de fevereiro deste ano, foi eleito, pela primeira vez, 1º vice-presidente da Assembleia.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]