STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem


13 de setembro de 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou o placar de 5 votos a 3 para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial da enfermagem. O julgamento virtual continua para a tomada dos demais votos. 

No dia 4 de setembro, o ministro atendeu ao pedido de liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e concedeu prazo de 60 dias para que os envolvidos na questão possam encontrar soluções para garantir o pagamento. 

Após a decisão, caso foi levado à referendo dos demais ministros da Corte no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento foi iniciado na sexta-feira (9) e está previsto para acabar na sexta-feira (16). 

Até às 21h desta segunda-feira (12), além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli votaram para manter a suspensão.  

Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin foram a favor da derrubada da liminar. 

Faltam os votos da presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes. 

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Na semana passada, Barroso afirmou que a decisão foi tomada que é preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. O ministro disse que é favor do piso salarial da enfermagem, mas aceitou a suspensão diante do risco de descumprimento imediato da lei.

Entre as possibilidades de financiamento do piso estão a correção dos valores da tabela do SUS, a desoneração da folha de pagamento do setor da saúde e compensação da dívidas dos estados com a União. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente entre moto e ônibus mobiliza SAMU e Bombeiros em União da Vitória

Às 20h desta sexta-feira (4), equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros de União da Vitória foram acionadas para atendimento de uma colisão entre um ônibus e uma moto no bairro São Bernardo.No local foi constatada uma colisão entre uma moto Honda CG Titan 150 com placa de União da Vitória, que seguia pela […]

Porto União brilha na fase microrregional dos Jogos da Terceira Idade com conquistas na bocha, truco e bolão

Porto União conquistou vários pódios na fase microrregional dos Jogos Regionais da Terceira Idade. A equipe feminina de bocha, formada por Roseli Soroka, Eliseth Cardoso, Edite Twardouski e Arilda, sagrou-se campeã da competição, assim como a equipe masculina, composta pelos atletas Edno Andreoli, Francisco Rosa, Pedro Kosera e João Luís Cardoso. Além dos títulos na […]

Terceira Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia abre inscrições em Porto União

A Administração de Porto União, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comandada por Marcelo Storck, está organizando a 3ª Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia, um evento que promete unir contato com a natureza e atividade física. A caminhada, que tem coordenação de Bruna Werle, está marcada para o dia 4 de […]