Risadas, gritos, suspenses e muito humor, foi o que se viu na noite de terça-feira, 27, na praça Hercílio Luz, na área central de Porto União.
O grupo denominado Menestral Faze-dô da cidade de Lages (SC), esteve apresentando a peça teatral “Bulha dos Assombros”, que contou com a presença da comunidade de Porto União da Vitória, que ocuparam mais de 300 cadeiras, e ainda teve varias pessoas, que ficaram em pé para ver o espetáculo teatral.
A peça teve inicio pontualmente às 20h, contou com a presença do prefeito licenciado Anízio de Souza, junto de sua esposa, do secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, e sua equipe.
Na abertura do evento, o secretario de Cultura fez questão de agradecer a presença de todos, e reafirmou que o evento era o primeiro do ano. “Fico feliz que vocês vieram para ver este belo espetáculo, que é a primeira ação da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União no ano de 2015”, disse Gonçalves.
O prefeito Anízio de Souza, também fez o uso da palavra para enfatizar o trabalho de trazer a cultura para as ruas de Porto União, e em especial sobre o trabalho do grupo Menestral Faze-dô da cidade de Lages.
A coordenadora do projeto à senhora Maria Fernandes, fez questão de agradecer a equipe da cultura de Porto União por aceitar o trabalho colocado à disposição da comunidade, e principalmente de poder levar arte e cultura para a população na praça. “Quero agradecer a equipe da Secretaria de Cultura de Porto União, ao prefeito Anízio de Souza e em especial a jornalista Bruna Werli e do repórter Marciel Borges da Rádio Colmeia, por levar para os seus ouvintes e leitores o nosso trabalho. Agradeço em especial a todos que estão aqui na praça, pois o nosso trabalho é feito para vocês”, disse Maria.
O teatro com o povo:
O teatro teve o seu inicio com uma música que remetia ao recebimento de espíritos, e na sequencia, cruzes foram entregues para alguns cidadãos que assistiam à peça, em que no momento representavam pessoas que já haviam morrido.
O contesto da história tem como a morte de um coronel, onde o mesmo foi enterrado com um anel muito valioso, e sua viúva estava querendo recuperar da cova, porém, o seu empregado também queria a tal jóia, pois em seu entender, ele também tinha o direito, por trabalhar tantos anos para o tal coronel.
Crianças e adultos se divertiram muito com o trabalho, o contesto trazia muitos momentos de risadas, e as crianças que no inicio ficaram com medo do lobo, assim como do corpo do coronel, passaram a se sentir parte do teatro, e deixaram as risadas tomarem conta da praça.
A peça “Bulha dos Assombros” teve duração de 50 minutos, e teve uma única apresentação em Porto União. A próxima cidade que vai receber o projeto Horário de Verão do grupo Menestrel Faze-dô, será a cidade de Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Elenco:
O elenco da peça de teatro é formado por seis pessoas: Maria Fernandes, Leandro Alves, Rafael Velho, Georgea Silva e Vitória Fernandes Machado. Eles que estão percorrendo o Estado de Santa Catarina levando o trabalho do teatro e da cultura para a população.
O projeto:
O projeto Teatro Circula-dô/ Horário de Verão – Horário de Cultura, está em sua 3ª edição e está percorrendo 15 cidades de Santa Catarina com o espetáculo “Bulha dos Assombros”, teatro de rua com bonecos gigantes. O trabalho percorrerá mais de quatro quilômetros promovendo apresentações em praças, ruas, espaços público, e sempre de forma gratuita.
Galeria:
[ot-gallery url=”http://colmeia.am.br/?post_type=gallery&p=29199″]