Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto


16 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Porto União recebeu na sexta-feira, 13, a visita de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).  O motivo da vinda deles ao município foi o de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido com o pó de basalto junto a agricultura.

O encontro aconteceu na propriedade do professor e biólogo Bernardo Knapik, em Antonio Candido, interior de Porto União, e contou com a presença do prefeito Anízio de Souza, secretário de Agricultura Roberto Bonfleur, técnicos da Epagri e agricultores. Knapik trabalha com a técnica do pó de basalto como remineralizador de solo, sendo ele pioneiro nesse método na região sul do Brasil.

Bernardo busca o reconhecimento das instituições de pesquisa sobre o uso do pó de basalto na agricultura. “A visita deles já é um reconhecimento ao nosso trabalho. Estivemos participando da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Rochagem, em Poços de Caldas, e ali eles já começaram a entender que na verdade estamos na frente em todo o Brasil com o nosso trabalho”, explica o professor.

Knapik tem em sua propriedade o moinho de bolas, nesse espaço é produzido o pó de basalto. A rocha (basalto) é retirada das pedreiras do Jangada (Porto União) e da Luzia (Paula Freitas), é colocada em uma máquina, criada pela própria família Knapik, e por um processo de atrito com outras pedras resulta no pó de pedra. O basalto tem alto teor de potássio e fósforo, essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta. Porém ao realizar a aplicabilidade do produto o professor diz que a orientação é necessária par se obter um bom resultado. “Só neste ano, até o mês de setembro, já temos uma produção que chega a duas mil toneladas, vendidas”, afirma Bernardo. “Algumas organizações da fumicultura, já utilizam o pó de basalto para a sua produção orgânica e tem obtidos bons resultados”, diz.

Carlos Augusto Silveira, engenheiro Agrônomo da Embrapa, explica que como o trabalho deles é desenvolvido por meio de pesquisas a visita a Porto União foi para conhecer de perto como o pó de basalto funciona na agricultura. “A troca de experiências entre produtores e técnicos acontece para disseminar os bons resultados que esse grupo vem obtendo”, afirma.

Já a geóloga da CPRM, Magda Bergmann, explica que essa é uma alternativa para que as rochas sejam melhores aproveitadas. “O geólogo tem como papel, além de outros, caracterizar as rochas e verificar como elas podem favorecer o uso na agricultura, por isso estamos buscando esse entendimento”, explica. “O Brasil importa hoje mais de 70% dos insumos para a agricultura, então essa é uma das necessidades de estudarmos o uso do pó basalto”.

Para o prefeito Anízio de Souza o trabalho do professor Bernardo tem tido resultados efetivos e mostrar isso para técnicos é muito importante para buscar o crescimento desse trabalho. “Precisamos aumentar o consumo desse tipo de mineral na agricultura, pois assim poderemos ter alimentos ainda mais saudáveis”, diz Souza.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

2 respostas para “Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto”

  1. JOSE MARTINS DE ALCANTARA disse:

    gostaria de saber a propriedades quimicas e mimerais da rocha gnaisse, qué abundante em quase todas a regiões brasileira.
    A aplicação do pó de rocha é o que o brasil está precisando para dominar a agricultura mundial.

    • marciel disse:

      Bom dia José Martins de Alcantara.
      Se você puder entrar em contato coma Prefeitura de Porto União, na parte de Comunicação, você poderá ter mais informações e até o contato da empresa que fez este trabalho no município.
      O telefone da Prefeitura de Porto União é (42) 3523 11 55

      Grato pela sua participação no site da Rádio Colmeia
      Marciel Borges
      Jornalista responsável pelo sistema digital da emissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]