Última semana de outubro terá altos volumes de chuva em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Última semana de outubro terá altos volumes de chuva em Santa Catarina


24 de outubro de 2023

Defesa Civil e Epagri emitem Nota Hidrometeorológica

Ilustrativa

A semana será marcada por tempo instável em Santa Catarina, entre a segunda, 23, e a quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no estado, principalmente ao longo da terça-feira, 25, em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante deste período, a instabilidade ocorre intercalada com momentos de melhoria.

Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

No período de sexta, 27, a sábado, 28, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Situação e Previsão Hidrológica

Com a volta das chuvas, Santa Catarina se prepara para uma semana com condições hidrológicas variadas, com possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. Entre a segunda-feira, 23, e quinta-feira, 26, o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte são áreas em destaque, que apresentam risco para alagamentos.

No período de sexta-feira, 27, a sábado, 28, o risco é ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]