Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’ » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Um mês sem beber álcool? Conheça a proposta do ‘Janeiro Seco’


11 de janeiro de 2024

A campanha de saúde pública, conhecida como ‘Dry January’, busca desafiar os indivíduos a pararem de consumir bebidas alcóolicas por um mês; entenda

Ilustrativa/Freepik

Já começou as suas metas para 2024? Se uma delas inclui diminuir o consumo de álcool, a proposta do “Janeiro Seco” pode ser um ponto de partida. A campanha, praticada nos Estados Unidos e na Europa, consiste em deixar as bebidas alcoólicas de lado por um mês.

A ideia para os 30 dias de sobriedade começou em 2013, no Reino Unido. Agora, em sua 11ª edição, a campanha da Alcohol Change UK destaca os benefícios da pausa, citando uma pesquisa conduzida pelo Royal Free Hospital e publicada no British Medical Journal em 2018.

A observação buscava avaliar mudanças nos fatores de risco metabólicos e fatores de crescimento relacionados ao câncer, associados com a abstinência ao álcool em curto prazo.

O resultado, de acordo com a Alcohol Change, foi a redução da pressão arterial, do risco de diabetes, colesterol e de níveis de proteínas relacionadas ao câncer no sangue.

“A gente tá vindo de um mês (dezembro) de muitas confraternizações, de ceias, férias. Então é um momento em que as pessoas normalmente costumam exagerar na bebida alcoólica”, destaca a nutricionista Thaís Gondim ao O POVO.

Quer saber mais sobre o “Janeiro Seco”, ou “Dry January”, e os seus benefícios? Confira a seguir.

Janeiro Seco: efeitos de um mês sem álcool

Para Gondim, os efeitos de retirar o álcool começam por um processo de desinflamação do corpo. Os impactos podem ser sentidos também na disposição do indivíduo, mesmo que inicialmente a pausa possa incomodar.

De acordo com a organização Alcohol Change UK, um mês livre de bebidas alcoólicas ajuda na diminuição dos poros faciais. O álcool é conhecido por reduzir a produção do hormônio antidiurético, contribuindo para a perda de água e sódio mais rapidamente.

Janeiro Seco: dicas para começar o desafio

Aos que costumam beber com frequência, Gondim indica uma redução gradual, com a troca por uma versão sem álcool. “Ou realmente tentar parar e ficar os 30 dias sem bebida alcoólica mesmo, aproveitar esse momento para descobrir novos sabores”, completa.

Em publicação realizada pelo editor executivo da Harvard Men’s Health Watch, Matthew Solan, a criação de um grupo de apoio é outra opção, mas o período de sobriedade pode revelar sinais de problemas com álcool.

Ansiedade, mãos trêmulas, dor de cabeça, náusea, vômito, sudorese e insônia são alguns sintomas que podem indicar algum nível de dependência com a bebida alcóolica. Normalmente, esses sinais aparecem dois ou três dias após parar de beber.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde confirma dois óbitos e 1.785 novos casos de dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (25) o informe semanal da dengue. O boletim registra 1.785 novos casos da doença e dois óbitos no Paraná. Desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Estado já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em […]

Epagri apresenta os resultados do agronegócio catarinense em 2024

A Epagri apresenta nesta quarta-feira, 26, os resultados do desempenho da agropecuária e do agronegócio do Estado nos anos de 2023 e 2024. A apresentação será em evento online às 11h, com transmissão pelo Canal de Capacitações da Epagri no YouTube, por este link. O estudo, realizado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), analisa […]

Polícia Militar de Santa Catarina investe em drones de última geração para fiscalização ambiental

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo para modernizar as operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento total de R$ 617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, um equipamento de alta tecnologia que […]