União da Vitória decreta situação de emergência e a situação está sob controle » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória decreta situação de emergência e a situação está sob controle


3 de julho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

 

Em virtude das fortes e constantes chuvas que caíram em União da Vitória e região, principalmente, ente os dias 19 e 30 de junho, causando inúmeros pontos de alagamento no município, na segunda-feira, 1°, a prefeitura decretou situação de emergência.

O nível normal do rio é de 2,50 metros. Porém, quando foi decretada a situação de emergência, estava com 6,65m, sendo assim, com 4,15 metros acima do seu nível normal.

Com o rio mais de quatro metros acima de seu nível normal, foi necessário a defesa civil realizar a retirada de 122 famílias que vivem em áreas de risco e que estavam inundadas.

Das famílias contempladas com as casas no Conjunto Habitacional Guerino Massignan, 42 que residiam em áreas ribeirinhas, e, que, foram atingidas pela cheia do rio Iguaçu, anteciparam a mudança.

Embora tenha sido decretada situação de emergência, o chefe de operações da Defesa Civil, Márcio Cesar Roieck, diz que, a situação está sob controle, e que isso ocorreu por precaução e para o cumprimento das questões legais, bem como para ter acesso aos benefícios destinados para municípios que passam por transtornos e situações de risco.

Aproximadamente 80 pessoas estão a disposição da Defesa Civil, sendo funcionários da prefeitura, terceirizados da Ecovale, Corpo de Bombeiros, soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld) de Porto União. A defesa Civil também dispõe de 12 caminhões, seis botes e demais equipamentos necessários para prestar socorro, assim que acionados.

 

Famílias realocadas:

 

O programa habitacional desenvolvido, atualmente, em União da Vitória amenizou os problemas relacionados as cheias do Rio Iguaçu, uma vez que já foram realocadas 160 famílias que viviam em áreas de risco. Essas pessoas foram transferidas para os conjuntos habitacionais construídos no município.

A intenção da administração municipal é realocar todas as famílias que residem em áreas ribeirinhas para os conjuntos habitacionais que estão sendo e que ainda serão construídos no município.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada […]

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná, e qualidade do ar se agrava nos próximos dias

A fumaça que tomou conta do céu e deixou o ar contaminado por partículas oriunda das queimadas no Norte do País devem retornar. A previsão é do meteorologista Lizandro Jacóbsen do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e tem como base as imagens de satélite que mostram a direção dos ventos. Jacóbsen […]

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]