União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19


Com a demora do Governo Federal em disponibilizar vacinas contra a Covid-19 os Estados e Municípios começaram a agir. Nesta terça feira, 2, a Câmara de Deputados aprovou um projeto de lei autorizando a compra, também do setor privado, de doses das vacinas com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. A matéria segue para sanção presidencial.

No Paraná, dos municípios da Amsulpar, União da Vitória, Bituruna e São Mateus do Sul sinalizaram interesse na compra de vacinas, mediante o consórcio com a Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A Assembleia Legislativa do Paraná já tem um recurso aportado no valor de R$200 milhões para a compra de imunizantes.

Ilustrativa

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, é preciso entrar em consenso com os municípios vizinhos com relação a compra. “Temos que fazer um trabalho conjunto, você imagina se Porto União adquirir a vacina e União da Vitória não adquirir, a correria que será”, colocou. Todos os requisitos necessário estão sendo verificados e trabalhados nesse momento.

Dos municípios da Amplanorte, em Santa Catarina, Porto União, Irineópolis e Papanduva mostraram interesse na aquisição de imunizantes. De acordo com o prefeito de Porto União, Elizeu Mibach, há uma reserva de 35 mil doses da vacina para o município. “Nós estamos trabalhando para isso”, disse.

Ao todo, são 649 municípios que se manifestaram até a manhã dessa quarta-feira, 3. As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira, 5. A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]