União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19


Com a demora do Governo Federal em disponibilizar vacinas contra a Covid-19 os Estados e Municípios começaram a agir. Nesta terça feira, 2, a Câmara de Deputados aprovou um projeto de lei autorizando a compra, também do setor privado, de doses das vacinas com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. A matéria segue para sanção presidencial.

No Paraná, dos municípios da Amsulpar, União da Vitória, Bituruna e São Mateus do Sul sinalizaram interesse na compra de vacinas, mediante o consórcio com a Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A Assembleia Legislativa do Paraná já tem um recurso aportado no valor de R$200 milhões para a compra de imunizantes.

Ilustrativa

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, é preciso entrar em consenso com os municípios vizinhos com relação a compra. “Temos que fazer um trabalho conjunto, você imagina se Porto União adquirir a vacina e União da Vitória não adquirir, a correria que será”, colocou. Todos os requisitos necessário estão sendo verificados e trabalhados nesse momento.

Dos municípios da Amplanorte, em Santa Catarina, Porto União, Irineópolis e Papanduva mostraram interesse na aquisição de imunizantes. De acordo com o prefeito de Porto União, Elizeu Mibach, há uma reserva de 35 mil doses da vacina para o município. “Nós estamos trabalhando para isso”, disse.

Ao todo, são 649 municípios que se manifestaram até a manhã dessa quarta-feira, 3. As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira, 5. A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


“Porto União é o centro da Região Sul do Brasil” diz representante da Eco&Eco sobre desenvolvimento turístico

Da Redação – por Mariana Baufleur A Rádio Colmeia recebeu em seus estúdios nessa quinta-feira, 09, para participação no Jornal Colmeia, o gestor de projetos da empresa Eco&Eco, Wilson Miguel, para falar sobre o desenvolvimento turístico de Porto União com a construção do Complexo Turístico Morro da Cruz que inaugurou no final do ano passado […]

Líder nacional em educação, Paraná vai receber aporte recorde de fundo federal

O Paraná será contemplado em 2025 com um valor recorde do principal fundo da Educação do Governo Federal. O Estado vai receber mais de R$ 530 milhões do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse recorde é resultado, […]

Saiba a diferença entre as doenças que causam diarreia e como são transmitidas

No verão, fatores climáticos e comportamentais contribuem para o surgimento e transmissão de doenças diarreicas agudas (DDA) e Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTHA), comuns da estação. Muitas vezes essas doenças se confundem, mas há diferenças entre elas, principalmente na forma de transmissão, causando sintomas gastrointestinais, principalmente quadros de diarreia. O superintendente de Vigilância […]