União da Vitória recebe festival itinerante de cinema de horror » Rádio Colmeia

Escute a rádio

União da Vitória recebe festival itinerante de cinema de horror


24 de setembro de 2022

Imagens Ilustrativas/Divulgação

Entre 27 a 29 de setembro, o auditório da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) recebe o 1º Boitatá – Festival Paranaense Itinerante de Cinema de Horror. A programação coloca em evidência o cinema de horror realizado no Brasil e inclui mostras de longas e curtas-metragens, além de uma oficina e de um bate-papo. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site festivalboitata.com.br. O festival conta com o incentivo do PROFICE – Programa Estadual de Incentivo e Fomento à Cultura.

A abertura acontece na terça (27), às 18h30 com a apresentação do festival. Na sequência, a Mostra Clássico do Cinema, que terá apresentação do curador Nelson Rocha Neto, exibe o filme “A Hora do Medo”, dirigido por Francisco Cavalcanti e José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

A programação inclui a Mostra Especial da Curadoria, que exibirá o filme “A Cidade dos Abismos”, de Priscyla Bettim e Renato Coelho. O público também poderá assistir “Descaminhos”, de Armando Fonseca e a homenagem à atriz Débora Munhyz, que exibirá o curta “Amor só de mãe”, dirigido por Dennison Ramalho. Ainda fazem parte da mostra 24 curtas-metragens (universitários e não-universitários).

Na quinta-feira (28), será exibido o longa “Os Dragões”, de Gustavo Spolidoro. Depois do filme, às 21h, acontece um bate-papo com o roteirista Gibran Tschiedel Dipp, mediado por Nelson Rocha Netto. O encerramento será feito com a Mostra especial da curadoria, quando o público poderá assistir ao longa “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti, do diretor Paulo Biscaia.

O festival ainda conta com a “Oficina iniciante de maquiagem de efeitos especiais”, ministrada por Ales de Lara. A seleção dos longas contou com a curadoria de duas referências do gênero, os cineastas Paulo Biscaia (Virgens Acorrentadas, Nervo Craniano Zero, Morgue Story) e Petter Baiestorf (Fábulas Negras, Zombio, Zombio 2: Chumarrio Zombies). Todas as mostras de cinema apresentam produções realizadas no Brasil e não terão caráter competitivo.

Já a mostra de curtas teve a curadoria do acadêmico e escritor do gênero, Nelson Rocha Netto e do professor universitário, jornalista e crítico de cinema Rodolfo Stanchi. A equipe do festival inclui ainda o diretor pedagógico Demian Garcia (curador do Fidé Brasil) e o diretor artístico Carlos Macagi, que se unem para enriquecer, diversificar e difundir o gênero de horror nacional.

Oficina

A proposta da “Oficina iniciante de maquiagem de efeitos especiais”, ministrada por Ales de Lara, é trazer uma introdução a esse tipo de técnica. Os participantes irão aprender a diferença entre maquiagem de caracterização, maquiagem de efeito, efeitos especiais e efeitos visuais. Também serão orientados sobre sobre tempo de execução, materiais e técnicas. A oficina tem a parte prática que inclui fazer sangue falso e algumas feridas, que podem ser usadas em filmes de ação, de terror, propagandas e clipes musicais.

Público-alvo: a partir de 18 anos e interessados em ficção de horror em qualquer mídia.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Conta com o patrocínio da Copel e o apoio institucional das prefeituras de Marechal Cândido Rondon, Rolândia, União da Vitória e Matinhos.

Serviço

1º Boitatá – Festival Paranaense Itinerante de Cinema de Horror.

De 27 a 29 de setembro (terça a quinta-feira)

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de União da Vitória (Auditório)

Praça Coronel Amazonas – Centro

Entrada gratuita.

Abertura das sessões 15 minutos antes (entrada por ordem de chegada)

Para participar da oficina, também gratuita, é preciso preencher um formulário, disponível no site do evento.

Incentivo: PROFICE – Programa Estadual de Incentivo e Fomento à Cultura.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]