Os profissionais da Vigilância Ambiental de União da Vitória participaram de uma capacitação realizada pela Fiocruz na cidade de Florianópolis, com o objetivo de iniciar a implantação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDs), instrumento utilizado para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), com tecnologia de baixo custo desenvolvida pela Fiocruz Amazônia.
No Paraná, União da Vitória é uma das primeiras cidades a fazer a implantação das EDs, apenas a cidade de Foz do Iguaçu, no noroeste do estado, utiliza esse sistema, que é de baixo custo e que não gera impacto para os moradores da região.
Durante a capacitação, a equipe da Vigilância Epidemiológica participou dos treinamentos e da instalação das estações. No momento a equipe está aguardando o estudo técnico, que está sendo realizado pela Fiocruz, para definir quais são os pontos onde serão instaladas as “armadilhas” com o larvicida.
A Diretora da Vigilância, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, explicou que a Estação Disseminadora é um recipiente plástico com água e coberto com um pano onde é passado o larvicida. Ao pousar neste pano, o larvicida adere ao inseto que acaba distribuindo para outros criadouros. “A fêmea tem o hábito de colocar ovos em vários lugares, então ela mesma levará o larvicida, que vai ajudar a matar essas larvas e diminuir a proliferação do Aedes”, afirmou Marcia.
As EDs devem ser instaladas até o final de 2022 em alguns pontos definidos pelo estudo da Fiocruz e em locais onde há mais ocorrência de focos do aedes e vem a somar a outras estratégias que já são realizadas em União da Vitória.