União da Vitória vai iniciar projeto piloto de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti » Rádio Colmeia

Escute a rádio

União da Vitória vai iniciar projeto piloto de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti


1 de setembro de 2022

Os profissionais da Vigilância Ambiental de União da Vitória participaram de uma capacitação realizada pela Fiocruz na cidade de Florianópolis, com o objetivo de iniciar a implantação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDs), instrumento utilizado para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), com tecnologia de baixo custo desenvolvida pela Fiocruz Amazônia.

No Paraná, União da Vitória é uma das primeiras cidades a fazer a implantação das EDs, apenas a cidade de Foz do Iguaçu, no noroeste do estado, utiliza esse sistema, que é de baixo custo e que não gera impacto para os moradores da região.

Durante a capacitação, a equipe da Vigilância Epidemiológica participou dos treinamentos e da instalação das estações. No momento a equipe está aguardando o estudo técnico, que está sendo realizado pela Fiocruz, para definir quais são os pontos onde serão instaladas as “armadilhas” com o larvicida.

A Diretora da Vigilância, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, explicou que a Estação Disseminadora é um recipiente plástico com água e coberto com um pano onde é passado o larvicida. Ao pousar neste pano, o larvicida adere ao inseto que acaba distribuindo para outros criadouros. “A fêmea tem o hábito de colocar ovos em vários lugares, então ela mesma levará o larvicida, que vai ajudar a matar essas larvas e diminuir a proliferação do Aedes”, afirmou Marcia.

As EDs devem ser instaladas até o final de 2022 em alguns pontos definidos pelo estudo da Fiocruz e em locais onde há mais ocorrência de focos do aedes e vem a somar a outras estratégias que já são realizadas em União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta terça-feira, 27. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro […]

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.  A estratégia tem como meta mobilizar […]