O município de União da Vitória ficou em 15º lugar em geração de emprego, em novembro de 2013, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento aponta a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes. Em abril do ano passado, União da Vitória ficou com a 14ª colocação. E, no acumulado do ano, a cidade está com saldo positivo de 652 empregos.
O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, comemora o resultado, e atribui esse crescimento a política de geração de emprego desenvolvida no município, que além de trabalhar para atrair novas empresas e apoiar as já existentes, se preocupa com a qualificação profissional.
A diversificação da economia, que hoje cresce, principalmente, nos setores de plástico, construção civil e prestação de serviços, segundo Pedro Ivo, também contribuiu significativamente para esse saldo positivo.
Mais uma vez, o prefeito destacou a necessidade da qualificação, e lembrou os cursos técnicos oferecidos pela administração municipal/Secretaria de Assistência Social, em parceria com entidades como SESI, SENAI, SENAC, SEST, SENAT e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os cursos são oferecidos por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.