Na tarde desta sexta-feira, 22, às 15h, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entregou oficialmente Módulos Domiciliares Sanitários construídos em Porto União. Destinados para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, 69 residências dos bairros Vice King, Jardim Oliveira e São Francisco foram contempladas.
O programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares surgiu com a necessidade de promover soluções individualizadas de saneamento em diversas situações, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades. O município de Porto União foi contemplado com esse programa contando com recursos de R$ 500 mil.
Além de oferecer um local digno com qualidade de vida para a população o programa visa integrar a comunidade em programas ligados a área da saúde, fazendo com que haja uma maior interação para que os resultados de prevenção sejam obtidos mais facilmente.
O prefeito Anizio de Souza comentou sobre os módulos e enfatizou o trabalho que vem sendo realizado em Porto União na melhoria da saúde. “Estes módulos são um trabalho que vem em prol da melhoria da saúde pública desta comunidade de Porto União. Projetos como esse ajudam muito na prevenção de doenças e trazem um conforto a mais para as pessoas e sua família”, diz Anízio
Além de ajudar com a falta de cuidados com a higiene e fatores de tratamento de esgoto que antes era a céu aberto os problemas de saúde vão diminuir. O Secretário Municipal De Saúde Jair Giraldi, comentou que com os módulos muitas doenças vão acabar e a higiene em cada casa vai aumentar. “Agora com esses banheiros as doenças causadas pela falta de tratamento do esgoto e que era a céu aberto vai acabar, não digo que a prefeitura não vai investir mais, mas o poder público vai poder fazer mais obras em prol da saúde desta comunidade e de toda cidade”, finaliza o secretario.
Já o Superintendente Estadual da Funasa, Adenor Piovesan, em suas palavras destacou o trabalho que a Funasa desenvolve em prol da saúde e deseja que Porto União possa receber mais recursos para a saúde de toda a população.
O projeto
Para definir quais deviam ser os locais prioritários do município foi realizado um trabalho junto aos agentes comunitários de saúde e assistentes sociais do município. Após o apontamento técnico das equipes de saúde e social, o setor de planejamento da prefeitura entrou em ação para verificar a viabilidade técnica e legal de cada residência, bem como definir a obra de engenharia necessária para efetivar a obra.
Após essa triagem foi encaminhada para a Funasa a primeira relação de possíveis beneficiários. Como os recursos limitavam-se a 500 mil, foram identificados os locais com maiores riscos e de maior proximidade, para facilitar a execução da obra e enfim definidos os pontos que receberiam as intervenções.
Início das obras
As obras tiveram início em julho de 2012 e, em março deste ano, foram concluídas. As unidades já estão sendo utilizadas pelos beneficiados, mas mesmo assim o momento da cerimônia oficializa essa obra que já está trazendo mais qualidade de vida para a população de Porto União.
Cada banheiro é composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água, sistema de tratamento de esgoto sanitário dotado de fossa séptica e filtro anaeróbio. Cada um dos 69 projetos seguem as normas vigentes publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.