Urutau chama a atenção da comunidade em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Urutau chama a atenção da comunidade em União da Vitória


23 de março de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A comunidade que passava pela rua professora Amazilia no centro de União da Vitória, nas proximidades da antiga Telepar, quase não percebia um pássaro em uma base da proteção da antiga rede de comunicação do Paraná.

O pequeno animal foi percebido por poucas pessoas que foram surpreendidas com a presença do Urutau, que estava dormindo após mais uma noite de caça.

 

O que é um Urutau:

 

Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo,  que pertencem ao gênero Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também é chamado de mãe da lua e emenda-toco. Conhece-se um fóssil de Nyctibius griseus doPleistoceno  de Lapa da Escrivaninha, Lagoa Santa, Minas Gerais.

O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, Lagartos  e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem  para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não ser assustando facilmente. Alcança até 37 cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.

 

Crenças Populares:

 

O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos,  o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi…”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Dados: wikipedia.org

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


4,6 mil pessoas já trocaram a foto da CNH com a autobiometria facial do Paraná

O projeto de autobiometria facial lançado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em janeiro já permitiu 4,6 mil atualizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A tecnologia, desenvolvida pela Celepar, está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que o próprio cidadão faça a renovação da foto do documento pelo celular. Atualmente, a funcionalidade […]

Estado mais alfabetizado do Brasil, Santa Catarina busca ampliar alfabetização com método IntraAct

Santa Catarina é o estado com a maior taxa de alfabetização do Brasil e quer melhorar ainda mais os números com a implementação do método IntraAct. Com mais de 97% da população alfabetizada (Censo 2022), o Estado visa acelerar o aprendizado dos estudantes subsidiando o trabalho dos professores com a novidade. Desenvolvido na Alemanha, o […]

Dr. Vicente Caropreso cobra ação urgente do Governo Federal após tragédia no Morro dos Cavalos

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8), o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez duras críticas à falta de investimentos do Governo Federal para resolver os gargalos logísticos em Santa Catarina. O alerta veio após um grave acidente no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que deixou cinco […]