UVA realiza operação para apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

UVA realiza operação para apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas


10 de março de 2021

Organizada pelo CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), juntamente com a Prefeitura de União da Vitória, por meio do Setor de Defesa Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Estadual, realizaram na tarde desta terça-feira, 09, uma operação com o objetivo de realizar o levantamento e a apreensão dos animais de grande porte soltos em vias públicas.

Divulgação

A operação busca por cavalos soltos e seus responsáveis. A retirada preventiva é uma das medidas adotadas. Os animais vão permanecer sob os cuidados do município. Para rever a posse sobre eles, o proprietário poderá retirar após o pagamento de multa. Do contrário, serão encaminhados para doação.

O objetivo da participação do CEJUSC na operação foi de realizar o trabalho preventivo para evitar futuras judicializações, como ressalta o Juiz de Direito, Carlos Mattioli “É uma procura que ocorre com bastante frequência em vários sentidos:  desde a pessoa que se preocupa com o bem estar animal, temos identificado alguns animais sofrendo maus tratos; tem o risco para vias públicas, pedestres, ciclistas, já ocorreram acidentes de trânsito em virtude de animais soltos; além da invasão de propriedades privadas pelos animais” completa.

Nas últimas semanas a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, construiu um espaço específico para acomodação dos cavalos apreendidos, observando os padrões para o bem estar animal. Ainda no final do ano de 2020, a Prefeitura adquiriu um reboque para o transporte de animais de grande porte, situações que possibilitam a intensificação do trabalho de recolhimento desses animais.

“Esta parceria com o CEJUSC, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Prefeitura, permite a intensificação dos trabalhos. É necessário que as pessoas que deixam seus animais soltos – animais que muitas vezes sofrem maus tratos – sejam penalizadas. Os animais serão recolhidos, os proprietários serão multados e caso não haja regularização os animais irão para doação”, explica Bachir Abbas, Prefeito de União da Vitória.

Ao final da operação foram apreendidos 5 animais, e os proprietários foram orientados.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]