Vacinação contra a paralisia infantil atinge objetivo nas cidades gêmeas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vacinação contra a paralisia infantil atinge objetivo nas cidades gêmeas


11 de junho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

 

União da Vitória:

 

A Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, mobilizou no último sábado, 8, seus profissionais para realizar o dia “ D “ da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Segundo a coordenadora das unidades de saúde, a enfermeira Ester Muller, foram vacinadas 2.561 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. “Isto representa 73,59% do total de 3.480 crianças que precisam receber as doses até o dia 21 de junho, quando acaba a campanha”, ressalta.

De acordo com a enfermeira, a campanha de vacinação tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada vigilância da Paralisia Flácida Aguda (PFA).

 

Porto União:

 

Na cidade de Porto União o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite paralisia infantil. Crianças de seis meses a menos de cinco anos, foram vacinadas.  A meta é imunizar 95% desse público-alvo até o término da campanha, no dia 21 de junho.

 

A vacina:

 

A vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite – I, II e III. Desde 2012, o Ministério da Saúde preconiza que o esquema vacinal contra pólio deve ser sequencial, utilizando-se os tipos de vacina oral e injetável (VIP/VOP) com três doses e um reforço para crianças menores de 1 ano de idade que estiverem iniciando o esquema vacinal.

A vacina injetável (VIP) deve ser administrada aos 2 meses (1ª dose) e aos 4 meses (2ª dose). A criança deve tomar a vacina oral (VOP) aos 6 meses (3ª dose) e depois aos 15 meses de idade (reforço). A preferência para administração da vacina injetável (VIP) aos 2 e 4 meses de idade tem a finalidade de evitar o risco, que é raríssimo, de evento adverso pós-vacinação. O Secretário de Saúde, Jair Giraldi, destacou a participação em massa no Dia D da vacinação, “É importante enaltecer os pais que levaram as crianças para vacinar, isso mostra o amor e a responsabilidade dos seus pais com seus filhos. Conseguimos em um dia atingir mais de 70% das crianças. A meta que o Ministério da Saúde nos repassou é de vacinar 95% das crianças, mas queremos atingir os 100% nesses 11 dias restantes da vacinação”, revelou Giraldi.

 

Veja os dados da Vacinação:

 

TOTAL GERAL: 1.602 =(72,13%)

6 MESES A = 1 ANO:194 = (75,49%)

1 ANO: 305 = (59,45%)

2 ANOS:352 = (74,11%)

3 anos : 349 = ( 74,89%)

4 anos :402 = ( 78,82%)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]