Vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia


9 de junho de 2022

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom  

A Campanha de Vacinação contra a gripe no estado foi estendida para toda população até 24 de junho ou até que os estoques de vacinas sejam zerados. Simultaneamente, continua a aplicação de doses contra a Covid-19. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que as doses da vacina da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.

“As campanhas de vacinação estão sendo feitas de forma simultânea. Quem for até o posto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 pode também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe”, destaca Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive).

Campanhas de Vacinação contra a gripe

As doses da vacina contra a gripe estão liberadas para toda população, a partir dos 6 meses de idade. Para informações sobre locais e horários de vacinação, basta entrar em contato com a secretaria municipal de saúde do seu município.

A Dive recomenda que mesmo com a ampliação da vacinação para toda a população, as pessoas dos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes entre outros, que são mais vulneráveis e podem desenvolver quadros graves pelo vírus influenza (gripe), devem procurar a vacina.

Vacinação contra a Covid-19

A SES também reforça a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid-19, que envolve a aplicação da dose de reforço.

Vacinação contra o sarampo

Além da campanha de vacinação contra a gripe, também ocorre a campanha contra o sarampo em SC. Nesse caso, podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 12 anos e trabalhadores da saúde independentemente do vínculo com estabelecimento de saúde. A vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Demais vacinas

Aproveitando a ida até os pontos da vacinação, a SES orienta que a população já confira a carteirinha de vacinação e aproveite a oportunidade para atualizar as doses contra as outras doenças. Atualmente, são 20 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Vacinar é proteger. É garantir que doenças já erradicadas não voltem. É prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta sempre atualizada”, destaca a gerente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada […]

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná, e qualidade do ar se agrava nos próximos dias

A fumaça que tomou conta do céu e deixou o ar contaminado por partículas oriunda das queimadas no Norte do País devem retornar. A previsão é do meteorologista Lizandro Jacóbsen do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e tem como base as imagens de satélite que mostram a direção dos ventos. Jacóbsen […]

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]