Valor da produção agrícola catarinense cresce 16,1% em 2022  » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Valor da produção agrícola catarinense cresce 16,1% em 2022 


15 de setembro de 2023

Foto: Aires Mariga / Epagri

O valor da produção agrícola catarinense foi de R$ 20,1 bilhões em 2022, o 10º entre as Unidades da Federação, mantendo a posição de 2021. O crescimento foi de 16,1%, em termos nominais, R$ 2,8 bilhões a mais. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM). O estudo fornece informações sobre a área plantada ou destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, valor da produção e rendimento médio de 64 produtos agrícolas.

Para o governador Jorginho Mello, os dados são reflexo do catarinense, que tem o dom de trabalhar com a terra e que sempre está atento às inovações tecnológicas do setor. “A agricultura catarinense, grande parte familiar, é sinônimo de riqueza, trabalho e renda. Nós reconhecemos o trabalho árduo e a dedicação de todos os agricultores”.

Os resultados apresentados pelo IBGE “é a prova que Santa Catarina é um estado diferenciado no setor agropecuário e o seu modelo precisa cada vez mais de apoio institucional, estadual e federal, para que continue obtendo resultados como esse na produção, na sanidade animal, e na busca de condições para garantir a permanência das famílias do campo e seus sucessores”, destaca Valdir Colatto, Secretário da Agricultura do Estado.

Destaques da Pesquisa

Santa Catarina é segundo produtor nacional de Arroz (1,2 milhão de toneladas), o quarto produtor nacional de Trigo (439,8 mil toneladas), que teve avanço expressivo (38,1%), com 121 mil toneladas a mais. Outro destaque foi a produção do Feijão (108,1 mil toneladas), que cresceu 9,9% em relação a 2021, e da Aveia (39,5 mil toneladas), que subiu 22,2%.

Em 2022, Santa Catarina voltou a ter a maior produção de Maçã (572,4 mil toneladas) do país, superando novamente a do Rio Grande do Sul (435 mil). Além disso, o Estado voltou a liderar na produção nacional da Maçã, São Joaquim (646,8 mil toneladas) produzia 56,2% da maçã catarinense.

Santa Catarina também lidera a produção nacional da Cebola (492,7 mil toneladas), que cresceu 2,4% e passou a ter o quinto valor de produção no estado, Ituporanga (124 mil toneladas) é o maior produtor nacional do produto, respondendo por 25,1% da cebola catarinense. O Triticale, espécie de cereal híbrido (1,6 mil toneladas) foi o produto que mais avançou (503%).

Área plantada ou destinada à colheita cresce 6,2%

A área plantada ou destinada à colheita nos municípios catarinenses em 2022 foi de 1.670.851 hectares, o 13º estado em área plantada ou destinada à colheita. O acréscimo foi de 6,2% (97,7 mil hectares) em 2022.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]