Vem ai o Zé festival » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vem ai o Zé festival


A Prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove de 24 a 28 de marços o Zé Festival, um festival de música dedicado à memória do músico e professor José Lírio, falecido de forma recente e precoce no final de 2025.

O evento integra as ações do PNAB 2026 – Ciclo 2 e conta também com o apoio da Secretaria de Cultura de União da Vitória.

O festival nasce como uma homenagem à trajetória de José Lírio, conhecido carinhosamente como Zé, um dos mais atuantes professores e trompetistas de sua geração. Natural de Porto União, ele iniciou sua caminhada musical ainda criança, participando das bandas e fanfarras das cidades gêmeas do Iguaçu. Ao longo da vida, dedicou-se intensamente ao ensino da música, formando gerações de alunos por meio das bandas, espaço que ele dominava com excelência e paixão.

Como trompetista, José Lírio atuou em diversas cidades do país, participando de bandas e projetos musicais em Joinville, Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo, Três Barras, Caçador, Jaraguá do Sul, entre outras, sempre em constante aperfeiçoamento técnico e artístico.

Para o prefeito de Porto União, Juliano Hassan, o festival representa mais do que um evento cultural.
“O Zé Festival é uma justa homenagem a um profissional que dedicou sua vida à música e à formação de pessoas. Investir em cultura é investir em educação, identidade e futuro, e esse festival traduz exatamente esse compromisso da nossa gestão com a memória e com o fortalecimento da cultura regional”.

O Zé Festival terá como foco os instrumentos de metais e percussão, com o objetivo de fortalecer o ensino das bandas e fanfarras da região — que, para muitos jovens, representam o primeiro contato com a música. Ao todo, serão 12 professores de alto nível técnico, distribuídos em 10 cursos, trabalhando diretamente com os alunos para que possam aplicar, de forma prática e acessível, os conhecimentos adquiridos em suas corporações de origem.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Storck, reforça o caráter formativo e social do festival.
“O Zé Festival foi pensado para valorizar a base da formação musical, que são as bandas e fanfarras. Além da qualidade técnica dos cursos, o evento tem um forte compromisso social, garantindo acesso gratuito, alimentação e alojamento para todos os participantes”.

Por se tratar de um evento beneficente, o festival oferecerá alimentação e alojamento gratuitos aos alunos inscritos, e, nesta edição, não haverá taxa de inscrição, ampliando o acesso de estudantes de diferentes municípios.

O diretor artístico do festival, Emerson John, destaca o significado simbólico e pedagógico da iniciativa.
“O Zé viveu a música de forma intensa e generosa, sempre ensinando e inspirando. Este festival é uma extensão desse legado. Queremos que cada aluno volte para sua banda com mais conhecimento, motivação e amor pela música, exatamente como ele fazia”.

Já são mais de 120 inscritos e a expectativa é a de envolver 3.500 pessoas diretamente, haja vista que em todos os dias do Festival haverá apresentações gratuitas de grupos no Cine Ópera, às 20h:
Dia 24 – Concerto de Abertura com a Banda Faber
Dia 25 – Concerto do Quinteto de metais do Zé Festival
Dia 26 – Concerto da Orquestra Jazz Sinfônica Instituto SIM
Dia 27 – Concerto do grupo de professores do Festival
Dia 28 – Concerto de encerramento com a banda do Zé Festival
Cursos oferecidos no O Zé Festival
• Regência de Banda – destinado a regentes de bandas de todas as categorias;
• Trompetes – para alunos iniciantes, intermediários e avançados;
• Trompa – voltado a alunos iniciantes e intermediários;
• Trombone – para níveis iniciante, intermediário e avançado;
• Eufônio (Euphonium) – destinado a alunos iniciantes e intermediários;
• Tuba – para alunos iniciantes e intermediários;
• Percussão Sinfônica – nível intermediário, com ênfase em teclados, timpanos e instrumentos sinfônicos;
• Bateria – para alunos com conhecimentos prévios ou que já atuam em corporações;
• Percussão Rudimentar – destinada a alunos de bandas de percussão rítmica;
• Prática de Conjunto – curso obrigatório para todos os alunos inscritos, realizado no período da tarde.
As inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do festival:
👉 https://50945664.hs-sites.com/pt-br/z%C3%A9-festival

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União abre inscrições para o PNAB-Ciclo2

A Prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, antecipou a disponibilização do formulário do Plano de Trabalho da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2, antes mesmo do lançamento oficial do edital. A medida tem como objetivo oferecer mais tempo para que agentes culturais possam estruturar projetos com […]

Vem ai o Zé festival

A Prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove de 24 a 28 de marços o Zé Festival, um festival de música dedicado à memória do músico e professor José Lírio, falecido de forma recente e precoce no final de 2025. O evento integra as ações do PNAB 2026 […]

Prefeitura de União da Vitória convoca candidatos

A Prefeitura de União da Vitória divulgou nesta segunda-feira (9) a convocação de candidatos aprovados no Concurso Público 2022. Os convocados devem se apresentar no Departamento de Recursos Humanos do município entre os dias 9 e 13 de fevereiro, conforme previsto em edital. Nesta etapa, estão sendo chamados candidatos para os cargos de cuidador, professor […]