Cruz Machado recebe a 12ª Semana de Museus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado recebe a 12ª Semana de Museus


22 de abril de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove em 2014 a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todo o Brasil. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o país, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, ultrapassaremos todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam.

Neste ano, o Ibram trabalha o tema “Museus: coleções criam conexões”, que buscam ressaltar a importância e a valorização das coleções. Em 2014, 1.337 instituições inscreveram mais de quatro mil eventos para a temporada nacional, e a cidade de Cruz Machado foi uma delas, e o Museu Etnográfico da Imigração Polonesa participará da programação.

Confira a programação e os eventos promovidos durante a 12ª Semana de Museus em Cruz Machado.

 

Agenda:

 

Exposição “Zaduma” – 3 de maio a 30 de junho – 8h30 às 16h30 – Exposição da fotógrafa e administradora curitibana Schirlei Freder. “Zaduma” é um convite à observação poética de fotografias minimalistas e singulares.

 

Exibição do documentário “O Herói de Cruz Machado” – 12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – O filme narra a história do farmacêutico Antiocho Pereira, que saiu de Curitiba para atender os doentes pela epidemia de tifo que assolava a região do município de Cruz Machado.

 

Exibição do documentário “De Tempos em Tempos” – 12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – A identidade vai alterando. As pessoas vão modificando os espaços, os espaços vão modificando. O documentário exibe o cenário de Cruz Machado, Paraná em uma colônia de poloneses.

 

Visita Guiada – 12 de maio a 31 de maio – 8h30 às 16h30 – Visita guiada aos espaços de exposição, que tem por objetivo valorizar a cultura polonesa, em um ambiente onde está guardado o patrimônio histórico, que resgata o legado dos imigrantes poloneses.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Modelo de 60 anos vence concurso em Buenos Aires e pode concorrer ao Miss Universo

A modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, representará Buenos Aires no Miss Universo Argentina Uma modelo argentina de 60 anos venceu o Miss Buenos Aires 2024, que ocorreu no último domingo (21/4). Agora, Alejandra Rodríguez irá participar da etapa nacional do concurso Miss Argentina. Se ganhar, ela poderá concorrer à edição internacional do Miss Universo. Advogada e jornalista, […]

Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]