Cruz Machado desenvolve atividades do Programa Saúde na Escola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado desenvolve atividades do Programa Saúde na Escola


20 de fevereiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida para os estudantes. Cruz Machado foi beneficiado pelo programa e seis unidades escolares estão recebendo as atividades do projeto.

Nessa quarta-feira, 19, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, e das escolas beneficiadas, estiveram reunidos para discutirem as propostas e atividades que serão desenvolvidas neste ano.

O projeto é desenvolvido pelas nutricionistas Kelly Paintner Barczak (educação) e Daniela Gavasso Wierzbicki (saúde), que desenvolvem palestras nas áreas do projeto e aplicam o trabalho nas escolas. Os profissionais envolvidos com o projeto são divididos em três Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI), dois da saúde e um da educação, para a aplicação das atividades.

Estão beneficiadas pelo projeto os Centros de Educação Infantil Vovó Cecília, Antiocho Pereira, Maria Gaioski Busch, a Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak e os Colégios Estaduais Helena Kolody e Estanislau Wrublewski.

Segundo a Secretária da Educação, Oliveti Brautigam, os temas das atividades desenvolvidas estão às prevenções de doenças, saúde bocal, alimentação e nutrição, obesidade, entre outros assuntos. “Em breve também haverá atendimentos odontológicos na Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak e no Colégio Estadual Estanislau Wrublewski”, comenta.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

No PSE a criação dos territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]