Cruz Machado recebe caminhão furgão isotérmico » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado recebe caminhão furgão isotérmico


24 de julho de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Cruz Machado recebeu nesta quarta-feira, 23, um caminhão furgão isotérmico. O veículo será utilizado para o transporte de verduras, frutas de alimentos produzidos pelas cooperativas do município. O projeto foi realizado com o nome da Cooperativa Cooavi, que é a entidade proponente, mas o projeto beneficiará todas as cooperativas e associações do município. A coordenação do projeto do caminhão será desenvolvida através da Central Associação de Cruz Machado, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). O veículo também será utilizado para transporte dos produtos da horticultura e mel, desde a propriedade do produtor até agroindústria, e da agroindústria ao mercado final. O projeto foi desenvolvido através da Fundação do Banco do Brasil, pelo Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com o investimento de R$ 150 mil.

O projeto também foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura com intenção de promover o desenvolvimento produtivo e o crescimento dos produtores e agricultores de Cruz Machado.

Uma das funções será para a desoperculação e centrifugação de mel, cuja atividade é realizada nas propriedades de agricultores familiares, percorrendo um roteiro programado pelas Cooperativas junto aos associados e com aval do CMDR, com posterior transporte do produto até a agroindústria, onde será beneficiado o produto para comercialização em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e comércios em geral.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em épocas de entressafra de mel o veículo será utilizado para transporte da produção de hortaliças e frutas das propriedades dos agricultores familiares do município até as agroindústrias da Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu (Cooavi) e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cruz Machado (Coopafi).

Através deste investimento o município estará sanando esta dificuldade e, consequentemente, agregando valor a produção, uma vez que possibilitará uma organização que permita seguir um trajeto com rota definida e pré-agendada para coleta da produção, sem ocasionar perda da produção e possibilitando uma maior agregação de valor.

O Desenvolvimento Regional Sustentável é uma estratégia negocial que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco do Brasil está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, apoiando atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]