Grupo discute ideias contra bebida para menores em Cruz Machado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Grupo discute ideias contra bebida para menores em Cruz Machado


6 de junho de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os integrantes da Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Cruz Machado receberam nesta sexta-feira, 6, no auditório da Câmara Municipal, a visita do vereador de Irineópolis (SC), Valdir Marafigo, e também da conselheira tutelar Simone Konkel Mikatowicz. Durante o encontro os dois comentaram as experiências sobre a lei existente no município sobre a regulamentação da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

Esteve presente no encontro o prefeito Antonio Luis Szaykowski, a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Sembay o sargento Massaneiro da Polícia Militar, vereadores e representantes das entidades que compõem a rede. O assunto do álcool é um dos temas mais comentados e discutidos entre os integrantes da Rede.

Durante a reunião, a conselheira tutelar Simone e o vereador Valdir comentaram o processo da lei sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade em Irineópolis. Segundo eles, no começou houve muitas críticas na cidade, porém a aprovação da medida foi maior. “A nossa cidade necessitava de alguma medida em relação ao consumo. A cidade precisa de uma ação para prevenir e diminuir o consumo do álcool em vias públicas”, explica o vereador Valdir.

O consumo da bebida também ocasionava tumulto em alguns pontos do centro da cidade, vias públicas e praças de Irineópolis. “Quem ganha com essa ação é a sociedade. No entanto, precisa haver uma fiscalização e parcerias para funcionar que funcione bem. Depois da aplicação da lei, recebemos apenas dois casos relacionados a bebida, o que antes era bem mais frequente”, comenta Simone Konkel Mikatowicz.

Irineópolis utilizou para divulgação da lei os colégios e as escolas, atingindo diretamente o público alvo e também foi desenvolvido trabalhos com os profissionais da Secretaria da Saúde. Os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para os menores em Irineópolis recebem multas e a ação conta com a fiscalização da Polícia Militar.

Com a realização da reunião os integrantes da Rede trocaram ideias em relação ao assunto. O momento foi importante para que a proposta da lei para Cruz Machado saia dessa reunião. “Sem dúvidas será um grande e importante instrumento para minimizar os problemas do consumo do álcool por menores em nosso município”, acredita o prefeito Antonio Luis Szaykowski.

A Rede de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Cruz Machado foi criada em 5 de abril de 2013 e conta com a parcerias entre as Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação/Cultura e Esportes. No encontros são discutidas estratégias de ações com o envolvimento de diferentes profissionais de instituições governamentais e não governamentais, como diretores, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, policiais, conselheiros tutelares, entre outros.

As reuniões são mensais e tem como objetivo criar e viabilizar as estratégias de ação para as crianças e adolescentes. A orientação da implantação da Rede de Proteção segue a linha vigente na Constituição Federal Brasileira – 1988, no Art. 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]