Pedro Ivo recebe diretor da Copel para viabilizar Parque Linear » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pedro Ivo recebe diretor da Copel para viabilizar Parque Linear


8 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Anunciado pelo governador Beto Richa durante sua visita ao município, no mês de março deste ano, a formação do Parque Linear entre a Uniguaçu e a ponte Domicio Scaramella foi discutida entre a prefeitura e a Copel. O diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Jonel Iurk, e equipe, estiveram observando o terreno e se reuniram com o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, para acertar detalhes para iniciar a parceira, na manhã desta terça-feira, 7.

O prefeito solicitou auxílio do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, para que a área as margens o rio Iguaçu, seja transformada num Parque Linear. A criação desse espaço inibe invasões e cria um ambiente, com pistas de caminhada, áreas verdes, de lazer e bosques para que a população possa usufruir.

O projeto foi agilizado após a mudança das famílias que residiam em habitações irregulares no final da rua Cruz Machado. Essas pessoas foram realocadas para o Conjunto Habitacional construído no bairro Rio D’Areia.

Jonel Iurk esclareceu que a Copel é apenas a concessionária que administra, mas o terreno pertence à União, sendo propriedade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Contudo, é dever da concessionária cuidar e encontrar maneiras de aperfeiçoar o seu uso, podendo ser cedido para o município, numa parceria com a Copel. Será formalizado um termo de cooperação, em que a empresa organiza a estrutura e a prefeitura se compromete em fazer a manutenção.

Iurk mencionou que foi feito um estudo interno dentro da empresa que avaliza o aporte de recursos. Na sequencia será feito um projeto com orçamento para prever todas as necessidades de investimentos. Esse trabalho ocorrerá em parceria com a prefeitura.

Iurk mencionou ainda que a ECOPARANÁ, ligada a secretaria de Estado do Turismo, pretende desenvolver um projeto de turismo no rio Iguaçu e poderá cria um ambiente de embarque e desembarque dentro do Parque Linear.

Ainda participaram da reunião, o vice prefeito, Jair Brugnago, secretários municipais de Planejamento, Jamar Clivatti e de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Oscar Nhoatto e o presidente da Sec. Corpreri, Dago Woehl.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]