Rádio Colmeia

Porto União sedia Seminário de Piscicultura

julho 19
17:46 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado durante toda esta quinta-feira, 18, no auditório da UnC, o Seminário de Pesca e Aquicultura realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Ecopeixe e os governos Estadual e Federal.

A programação teve início às 9 horas com o tema Seminário Plano Safra de Pesca e Aquicultura 2012/2014, que teve a participação de representantes do Banco do Brasil e do Ministério da Pesca e Aquicultura que apresentaram os programas. A técnica representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Tailin Rieg, e a representante do Banco do Brasil, Katia Ribeiro, apresentaram o plano Safra da Pesca e Aquicultura que visa promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura, aumentando a renda do pescador profissional. Uma das principais medidas é a maior oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumento dos prazos de carência e pagamento, entre outras medidas.

Para participar deste Plano Safra basta se tornar produtor de pescado profissional ou artesanal e devem estar registrado no Ministério da Pesca e Aquicultura em uma das categorias do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Os interessados na parte da tarde puderam fazer a sua RGP no seminário.

“Importante este momento para discutir ações para a aquicultura, não tenho dúvida que daqui sairão muitas ideias e ações. Temos um grande manancial e o município vai dar um foco especial a esse assunto. Conversamos muito sobre a construção de um frigorífico na nossa região. Precisamos dar um salto em relação a piscicultura”, falou o prefeito Anízio de Souza.

O presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, deputado Dirceu Dresch, esteve presente no seminário  e também falou sobre o Plano Safra e os investimentos na piscicultura. “Existe uma grande necessidade de desenvolver e produzir mais peixes. A região tem um potencial extraordinário para desenvolver a criação de peixes. Santa Catarina é a maior produtor de peixes, mas pode produzir muito mais”, destacou o deputado.

Na parte da tarde, a partir das 14h, teve início de uma mesa de discussão voltada para a Estruturação da Cadeia Produtiva de Aquicultura. O objetivo deste debate será a formação de um grupo organizado para discutir a industrialização do pescado em toda a região.

O presidente da Associação Ecopeixe, Roger Coquerel, destaca que esse encontro tem por objetivo preparar os piscicultores. “Temos a oportunidade de melhorar nossos conhecimentos e preparar a região para ser um polo da piscicultura”, enfatiza.

O seminário foi comandado pelo secretário Municipal de Agricultura, Roberto Bonfleur. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de União da Vitória Jair Brugnago; o secretário de Agricultura de União da Vitória Marco Coradin; o secretário da SDR de Canoinhas Ricardo Pereira; vereadores e autoridades da região do Planalto Norte e Sul paranaense e integrantes do Instituto de Ensino Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS) da Fafiuv.

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

agosto 2018
DSTQQSS
« jul  
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Adorei o site, vou recomendá-lo....

Parabéns a Rádio Colmeia e parabéns ao repórter Marciel que entrevistou o juiz João Marcos...

Parabéns a Rádio Colméia por cobrir tão grandioso evento e parabéns ao repórter Marciel pela...

Colméia no Facebook