Professores participam de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Professores participam de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização


5 de novembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um acordo formal assumido pelo governo federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

Dentre as ações do Pacto está a formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, e o principal objetivo da formação é refletir, estruturar e melhorar a ação docente.

No mês de novembro 100 professores alfabetizadores do município de União da Vitória estarão concluindo esta etapa de formação, referente a Alfabetização na perspectiva do Letramento; com 80 horas de encontros presenciais mensais de oito horas, 32 horas de estudo e atividades extrassala e 8 horas de seminário final, totalizando 120 horas.

Visando contribuir e apoiar as ações do PNAIC desenvolvidas, as coordenadoras pedagógicas e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram desta formação.

O município tem como coordenadora local do PNAIC a professora Altiana Angélica Pinto Bobrowicz, e como orientadoras de estudo, as professoras Adriane Elisa Dombrowski, Cecília Kulczak Klak, Claire Weber Portella e Roseli Krug Kavilhuka.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, bem como seu vice, Jair Brugnago, ressaltam a importância da alfabetização das crianças na idade certa, e enaltecem o trabalho, principalmente de formação, desenvolvido pela Semed, a qual é comanda por Célio Reginaldo Calikoski.

 

Cronograma referente a última etapa da formação:

 

04 e 05 de novembro – Alfabetizadores de 1º e 3º ano;

11 e 12 de novembro – Alfabetizadores de 2º ano;

18 e 19 de novembro – Seminário Final.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]