Sábado é marcado com vacinação contra a Poliomielite » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sábado é marcado com vacinação contra a Poliomielite


10 de junho de 2013

 

Vacinação na cidade de Porto União (SC) / Foto: Marciel Borges

Vacinação na cidade de Porto União (SC) / Foto: Marciel Borges

 

Durante todo o sábado, 8 , foi realizado a Campanha contra a Poliomielite, em Todo o Brasil. Não foi diferente em União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

A campanha teve início às 8h, e em vários pontos das cidades foram montados base de vacinação ajudando muito os pais na hora de imunizar os seus filhos.

Um dos pontos que é tradicional na cidade de Porto União é na frente da loja Berejuk, que há anos serve como ponto de referencia em várias campanhas de vacinação e orientação. Em União da Vitória também foram montados várias bases para a vacinação como no prédio do INSS, e em frente a loja Pernambucanas.

Durante a manhã e tarde foi realizado um convite aos pais a levar os seus filhos para tomar a tradicional gotinha. Uma carreata com o “famoso Zé Gotinha”. Durante o percurso pelas principais ruas da cidade o “Zé Gotinha”, distribui balas, balão e muitos abraços para as crianças.

 

Final da campanha:

 

O final da campanha de Poliomielite vai até o dia 21 de junho, e as crianças de seis meses até cinco anos incompleto devem ir até um posto de saúde de Porto União ou União da Vitória, com a Carteira Nacional de Vacinação.

 

O que é Poliomielite:

 

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

 

Vacinação na cidade de União da Vitória (PR)/ Foto: Marciel Borges

Vacinação na cidade de União da Vitória (PR)/ Foto: Marciel Borges

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]