Rádio Colmeia

Saúde de União da Vitória intensifica ações de prevenção à AIDS

fevereiro 08
13:36 2013

Foto: Marciel Borges

 

Com a chegada do carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), intensificam ainda mais suas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque especial para o HIV/AIDS.

As ações são ligadas diretamente ao Programação Anual de Metas (PAM), um programa ligado ao Ministério da Saúde, que envolve os nove municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

A campanha de prevenção às DST/AIDS, para o carnaval, traz o tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use sempre a camisinha,” e pretende chamar a atenção para a conscientização da população na adoção de medidas de prevenção, mostrando a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual. O público-alvo é a população sexualmente ativa.

 

Ações

 

A secretária executiva do Cisvale, Silvia Andrade e a enfermeira chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Marly Della Latta, explicam que a intenção do Ministério da Saúde é colaborar também com a preservação ambiental. Por isso, as ações terão uma quantidade menor de panfletos a serem distribuídos.

Fazem parte da campanha a distribuição de preservativos e material educativo e exibição de pequenos vídeos nos clubes, nas noites de carnaval. A conscientização também é feita por meio do painel eletrônico instalado entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua DR. Cruz Machado.

 

Importância da prevenção

 

Em União da Vitória, de acordo com Marly, há 98 pacientes com HIV/AIDS, em tratamento. Destes, 70 já fazem uso do medicamento (coquetel).

E para cada paciente com AIDS, ela diz que há mais 30 pessoas envolvidas.

Por isso, destaca a importância da prevenção.

 

 

Teste rápido

 

Marli conta que existe o teste rápido para as pessoas saberem se tem ou não o HIV/AIDS. Os testes podem ser feitos nas unidades de saúde ou no Cisvale, no prédio do INSS. O resultado sai em 15 minutos.

 

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2017
DSTQQSS
« nov  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 

Últimos Cometários

Parabéns pelo trabalho! Curso de Operador de Retroescavadeira...

Grande amigo Que Deus te dê um bom lugar abençoado...

Realmente a cidade está ficando linda para o Natal. Faltou citar o trabalho dos estudantes...

Colméia no Facebook