Saúde de União da Vitória intensifica ações de prevenção à AIDS » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Saúde de União da Vitória intensifica ações de prevenção à AIDS


8 de fevereiro de 2013

Foto: Marciel Borges

 

Com a chegada do carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), intensificam ainda mais suas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque especial para o HIV/AIDS.

As ações são ligadas diretamente ao Programação Anual de Metas (PAM), um programa ligado ao Ministério da Saúde, que envolve os nove municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

A campanha de prevenção às DST/AIDS, para o carnaval, traz o tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use sempre a camisinha,” e pretende chamar a atenção para a conscientização da população na adoção de medidas de prevenção, mostrando a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual. O público-alvo é a população sexualmente ativa.

 

Ações

 

A secretária executiva do Cisvale, Silvia Andrade e a enfermeira chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Marly Della Latta, explicam que a intenção do Ministério da Saúde é colaborar também com a preservação ambiental. Por isso, as ações terão uma quantidade menor de panfletos a serem distribuídos.

Fazem parte da campanha a distribuição de preservativos e material educativo e exibição de pequenos vídeos nos clubes, nas noites de carnaval. A conscientização também é feita por meio do painel eletrônico instalado entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua DR. Cruz Machado.

 

Importância da prevenção

 

Em União da Vitória, de acordo com Marly, há 98 pacientes com HIV/AIDS, em tratamento. Destes, 70 já fazem uso do medicamento (coquetel).

E para cada paciente com AIDS, ela diz que há mais 30 pessoas envolvidas.

Por isso, destaca a importância da prevenção.

 

 

Teste rápido

 

Marli conta que existe o teste rápido para as pessoas saberem se tem ou não o HIV/AIDS. Os testes podem ser feitos nas unidades de saúde ou no Cisvale, no prédio do INSS. O resultado sai em 15 minutos.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]