União da Vitória é pioneira na elaboração de material de apoio pedagógico » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória é pioneira na elaboração de material de apoio pedagógico


24 de janeiro de 2014

O material de apoio pedagógico, confeccionado por meio de parceria firmada entre a administração municipal de União da Vitória/Secretaria de Educação e o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IPES), foi apresentado ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, na tarde de quarta-feira, 22.

Elaborado pelos professores da rede municipal de ensino, com assessoramento dos professores da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciência e Letras de União da Vitória (Fafiuv), o material aborda os temas que devem ser trabalhados no ensino fundamental, com enfoque para a realidade local. “Não se chama apostila, não se chama livro didático. É um material de apoio pedagógico que valoriza as características regionais, a autonomia do professor, uma formação continua e progressiva, e a criatividade do aluno”, explica o diretor-presidente do IEPS, Aurélio Bona.

O secretário municipal de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, observa que, o material foi elaborado após a realização de pesquisas, nas quais os professores manifestaram interesse em trabalhar com temas voltados a realidade local e regional.

Conforme o secretário, os professores que participaram da elaboração deste projeto foram indicados pelas escolas. “Os professores estão diariamente em sala de aula, eles conhecem a realidade. Então, eles sabem o que deve ser trabalhado”, justifica.

A qualidade do projeto foi enaltecida pelo prefeito. “O material é muito rico em informações de União da Vitória. Os alunos vão estudar a arte e a história local, o relevo, a parte geográfica da nossa cidade e da nossa região”, exemplifica. “E esse é o grande diferencial”, acrescenta.

Para Pedro Ivo, a confecção deste material mais uma vez comprova a competência dos professores da rede municipal, bem como do ensino superior. “Estão todos de parabéns. Os professores de União da Vitória são altamente capacitados, e por isso, atenderam as nossas expectativas”, enaltece.

 

 

Projeto pioneiro:

 

Pedro Ivo, Célio e Aurélio ainda ressaltam que, este trabalho é pioneiro e já serve de referência para municípios da região.

O material de apoio pedagógico está sendo impresso, e a partir do mês de fevereiro será trabalhado pelos professores da rede municipal de ensino. E, para que esse material seja melhor aproveitado pelos professores em sala de aula, a Secretaria de Educação e o IEPS, preparam uma formação, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, no Cine Teatro Luz.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]