O programa Jogo Aberto que vai ao ar todo os sábados na Rádio Colmeia, teve a presença no dia 20 de junho, do prefeito de Matos Costa, Raul Ribas Neto e do vice-prefeito da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Marinaldo Silva. Entre os assuntos comentados no programa, um deles foi as obras que estão acontecendo no município de Matos Costa.
Segundo o prefeito, investir em obras de infraestrutura é dar mais qualidade de vida para a população “é valorizar as pessoas e o município”. O perímetro urbano da cidade contém 26 ruas e a prefeitura irá entregar até o final de dezembro, 18 ruas pavimentadas, tanto pavimentação asfáltica, quanto de lajota sextavada. Todas elas com o passeio feito.
Das seis ruas que foram recentemente licitadas, cinco já iniciaram os trabalhos. Uma empresa venceu a licitação de quatro ruas e “já estão fazendo a drenagem, concluindo a Rua Olavo Ribas. A Rua Sete de Setembro, trecho dois com lajota sextavada e passeio, iniciou na sexta-feira, 19 de junho”.
Para essas pavimentações, dois empréstimos foram aprovados, que não irão comprometer nas finanças do município e que são feitos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ressaltando que essa secretaria analisa justamente se a cidade tem capacidade para pagar a dívida.
Várias pontes em concreto já foram feitas também para melhoria de Matos Costa. Segundo Neto, uma ponte de porte pequeno no rio Cerne será feito em concreto; “já estamos licitando o material; a prefeitura mesmo vai fazer”. No Rio São Pedro, que tem uma “ponte molhada”, será aumentada para dar mais vasão a água em dias de chuva, “também com recursos próprios”. Já na comunidade do Rio do Meio, na divisa com Porto União, será construída uma “ponte molhada” em concreto para os moradores de lá.