1ª Prova Cross Country 13 km uma viagem na ferrovia

Escute a rádio

1ª Prova Cross Country 13 km uma viagem na ferrovia


28 de fevereiro de 2017

A equipe da Acorvali de Porto União da Vitória realizou na manhã de domingo, 26 de fevereiro, a 1ª Prova Cross Country, 13 km, que teve como objetivo mostrar para os participantes um pouco da nossa história, via estrada de ferro e as belezas naturais de Porto União. 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Quem nunca passou na Estação União, na área central de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), e viu a Maria Fumaça 310, parada e não pensou “Que saudades de andar ou poder andar de trem”. Claro, sabemos que a volta do trem na nossa região para o transporte de carga não vai ter mais, mas o passeio para o turismo pode se tornar realidade se a união de várias entidades e o Governo de Santa Catarina, Paraná, Governo Federal e a ALL, aceitarem deixar que o percurso de Porto União até Matos Costa, vire um percurso turístico na via férrea.

Bem, até que o dia da volta do trem não acontece, no final de semana, no domingo, 26 de fevereiro, a Acorvali, que é uma entidade que trabalho dia a dia para a valorização das corridas e do esporte nas cidades irmãs, realizou pela primeira vez uma super prova denominada 1ª Prova Cross Country 13 km, que teve inicio às 8h da manhã, na frente da Igreja da localidade do Km 13.

O primeiro desafio foi enfrentar os trilhos e o mato em todo o percurso, ainda mais que na noite de sábado para domingo, uma chuva se abateu na região, deixando o percurso mais emocionante. O segundo momento foi à passagem pelo primeiro túnel, que é o mais longo da nossa região e claro que os 87 atletas de várias cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, e Rio de Janeiro, receberam toda a atenção das equipes de apoio durante o percurso.

Muitos dos participantes ao chegar na localidade de Engenheiro Melo, onde também  teve uma parada de trem com um túnel, muitos já comemoram por estar na reta final do percurso. Claro que ao passar pelo túnel o ritmo era diminuído e ao sair da escuridão os corredores afirmaram que a maior dificuldade é passar no túnel, pois não tem uma visão no que você está pisando.

A reta final do percurso de 13 km, foi na ciclovia do Contestado na frente das duas Rodoviárias das cidades, teve a chegada, onde cada corredor era recebido com muitos aplausos e já recebia água e frutas.

O grande campeão, da 1ª Prova Cross Country, foi o jovem Fabiano Almeida, que destacou as belezas que Porto União, tem como as flores, os túneis do trem, a cachoeira do Km 8 e afirmou que em 2018, se tiver a prova pode confirmar a sua presença.

 

 

O presidente da Acorvali Alcelmo Lima comemorou com toda a sua equipe o sucesso da 1ª Prova Cross Country 13 km, e disse que ficou surpreso com a participação de 87 atletas de diversas cidades e confirmou que já vai estar se reunindo com a sua equipe para que no ano de 2018, seja colocado na programação esportiva de Porto União, a 2ª Prova Cross Country 13 km.

 

 

Como já dito, o evento só pode ser um sucesso, pois uma grande equipe da Acorvali se uniu para fazer todos os preparativos, como de inscrição, percurso, atendimento e as premiações. Um dos parceiros na realização da Prova Cross Country, foi o Departamento Municipal de Esportes (DME) de Porto União, que junto ao seu diretor Capistrano, afirmou que sempre a DME como a gestão do prefeito Eliseu Mibach e do seu vice-prefeito Percy Storck, vão dar total apoio para um evento esportivo e turístico.

 

 

Um evento feito num espaço, onde deveria passar o trem, estavam os corredores e nada melhor que marcar a chegada e fazer a entrega das medalhas do que a presença de quem fez a história na Rede Ferroviária Paraná e Santa Catarina, que os maquinistas.

O senhor Luiz Jorge Uliniki, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destacou que para os amigos da Rede Ferroviária de Porto União da Vitória e dos familiares é um grande prazer ver que a comunidade está utilizando um espaço que no passado foi para o trem e hoje faz com que o esporte e o turismo seja valorizado. Luiz Jorge espera que muito em breve a nossa região tenha olhos para os Governos para a reativação do trem para os passeios da Marisa Fumaça 310 e mostrar que Porto União tem vários locais lindos.

 

 

Galeria

Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “1ª Prova Cross Country 13 km uma viagem na ferrovia”

  1. Gostaria de parabenizar os organizadores do evento acima aludido! Esta foi uma excelente oportunidade de mostrar para mais pessoas o estado lamentável em que se encontra este patrimônio público largado à própria sorte. Destaque especial para o fino trato da vila e estação de Eng. Eugênio de Mello, que o bravo amigo Michel mantém de forma heróica e caprichosa contando com pouco ou nenhum recurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


PM de Porto União realiza reunião no bairro Vice King sobre o programa Rede de Vizinhos

A Polícia Militar de Porto União está convidando a comunidade do bairro Vice King para participar de uma reunião sobre o programa Rede de Vizinhos na noite dessa quarta-feira, 29, às 19h30. O encontro acontece no pavilhão da Igreja Vice King. A Rede de vizinhos é um programa de integração que tem como objetivo unir […]

Senado pode votar hoje PEC sobre preço dos combustíveis

O Senado pode votar ainda nesta quarta-feira (29) uma proposta de emenda constitucional (PEC) com um pacote com cinco medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustíveis. Com costura e relatoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que passou os últimos dias em conversas com a equipe econômica e com líderes da base […]

Prefeito de General Carneiro assina contrato para construção da Sede da Melhor Idade

Na tarde desta terça-feira, 28, o prefeito de General Carneiro, Joel Ferreira, realizou a assinatura do contrato para a construção da Sede da Melhor Idade. Nessa quarta-feira, 29, iniciaram-se os processos para o início da obra. A sede é um anseio do grupo há muito tempo. Com ela, as atividades poderão ser realizadas em espaço […]