25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas » Rádio Colmeia

Escute a rádio

25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas


22 de setembro de 2022

Ilustrativa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nessa quinta e sexta-feira, 22 e 23, o Cartório Eleitoral de Porto União está realizando as audiências públicas de geração de mídias e configuração e lacração de urnas na 25ª Zona Eleitoral. O chefe do cartório, Brayner Kirst, explica que todo procedimento pode ser acompanhado pela população. Na terça-feira, 20, o mesmo procedimento aconteceu na 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória.

A cerimônia de geração de mídias consiste em preparar as mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas. Como as urnas não possuem nenhum tipo de conexão de rede (internetwifibluetooth), os dados e sistemas devem ser gravados em mídias para posterior carga nas urnas, contendo: partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, pessoas candidatas, sistemas utilizados nas urnas para auditoria, votação, apuração, justificativa de voto, entre outros. 

Acompanhe a fala do chefe do Cartório Eleitoral abaixo

Já na cerimônia pública de preparação de urnas as mídias geradas para cada seção eleitoral são inseridas nos equipamentos de votação. Isso permite a transferência dos dados, sistemas e aplicativos, estabelecendo correspondência entre urna e seção eleitoral. Neste evento também são realizadas a demonstração de votação e a verificação de autenticidade acionada pelos aplicativos VPP (Verificador Pré/Pós-Eleição) e AVPART (Programa de Verificação de Autenticidade dos Programas da Urna). Após a carga, as urnas são fisicamente lacradas e ficam prontas para serem utilizadas nas eleições. 

Tais procedimentos permitem aos interessados verificar se o sistema carregado nos equipamentos possui os mesmos códigos-fonte abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Há existência da Página “Fato ou Boato”, que traz esclarecimentos sobre informações falsas: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/ e a página da urna eletrônica (https://www.justicaeleitoral.jus.br/urna-eletronica/) com diversas informações oficiais sobre o tema. 

Mesários e justificativa de voto

O chefe do Cartório Eleitoral de Porto União pontua que este ano o pagamento do auxílio cedido ao mesário será feito via PIX e a chave deve ser o CPF. Na oportunidade ele também falou sobre a justificativa do voto que pode ser realizada via aplicativo e-Título.

Acompanhe a fala de Kirst abaixo

Lembrando que os eleitores podem fazer o download do app e-Título até a véspera da eleição. No dia das eleições o download do mesmo será bloqueado.

Qualquer informação ou esclarecimento o eleitor pode realizar o contato com o Cartório Eleitoral de Porto União via WhatsApp no 42 3523 3332. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Assembleia de SC passa a contar com frente sobre a cannabis medicinal

A Assembleia Legislativa passa a contar com um espaço para discutir o uso medicinal do canabidiol ou CBD, substância presente na maconha, em Santa Catarina. Foi lançada na tarde desta segunda-feira, 25, em evento no Auditório Antonieta de Barros, a Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal, proposta e coordenada pelo […]

Entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural termina na próxima sexta-feira (29)

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2023. O tributo deve ser pago por pessoas física ou jurídica que possuam, a qualquer título, imóvel rural. A declaração deve ser entregue até as 23h59min59s de 29 de setembro. O envio começou às 8h de […]

Anvisa torna permanente entrega de remédio controlado em casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou definitiva a prática da entrega de medicamento controlado na casa dos pacientes. A medida foi autorizada durante a pandemia em caráter provisório. No entanto, a agência alterou a quantidade máxima de remédios por receita para a entrega remota. Durante a pandemia, a quantidade havia sido ampliada, porém […]