25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas » Rádio Colmeia

Escute a rádio

25º Zona Eleitoral de Porto União realiza carga e lacre de urnas eletrônicas


22 de setembro de 2022

Ilustrativa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nessa quinta e sexta-feira, 22 e 23, o Cartório Eleitoral de Porto União está realizando as audiências públicas de geração de mídias e configuração e lacração de urnas na 25ª Zona Eleitoral. O chefe do cartório, Brayner Kirst, explica que todo procedimento pode ser acompanhado pela população. Na terça-feira, 20, o mesmo procedimento aconteceu na 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória.

A cerimônia de geração de mídias consiste em preparar as mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas. Como as urnas não possuem nenhum tipo de conexão de rede (internetwifibluetooth), os dados e sistemas devem ser gravados em mídias para posterior carga nas urnas, contendo: partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, pessoas candidatas, sistemas utilizados nas urnas para auditoria, votação, apuração, justificativa de voto, entre outros. 

Acompanhe a fala do chefe do Cartório Eleitoral abaixo

Já na cerimônia pública de preparação de urnas as mídias geradas para cada seção eleitoral são inseridas nos equipamentos de votação. Isso permite a transferência dos dados, sistemas e aplicativos, estabelecendo correspondência entre urna e seção eleitoral. Neste evento também são realizadas a demonstração de votação e a verificação de autenticidade acionada pelos aplicativos VPP (Verificador Pré/Pós-Eleição) e AVPART (Programa de Verificação de Autenticidade dos Programas da Urna). Após a carga, as urnas são fisicamente lacradas e ficam prontas para serem utilizadas nas eleições. 

Tais procedimentos permitem aos interessados verificar se o sistema carregado nos equipamentos possui os mesmos códigos-fonte abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Há existência da Página “Fato ou Boato”, que traz esclarecimentos sobre informações falsas: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/ e a página da urna eletrônica (https://www.justicaeleitoral.jus.br/urna-eletronica/) com diversas informações oficiais sobre o tema. 

Mesários e justificativa de voto

O chefe do Cartório Eleitoral de Porto União pontua que este ano o pagamento do auxílio cedido ao mesário será feito via PIX e a chave deve ser o CPF. Na oportunidade ele também falou sobre a justificativa do voto que pode ser realizada via aplicativo e-Título.

Acompanhe a fala de Kirst abaixo

Lembrando que os eleitores podem fazer o download do app e-Título até a véspera da eleição. No dia das eleições o download do mesmo será bloqueado.

Qualquer informação ou esclarecimento o eleitor pode realizar o contato com o Cartório Eleitoral de Porto União via WhatsApp no 42 3523 3332. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta terça-feira, 27. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro […]

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.  A estratégia tem como meta mobilizar […]