Aconteceu ás 8h30 desta quinta-feira, 16 de julho, a 2ª Edição do Encontro Dedica Estadual da Vara da Família e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em União da Vitória (CEJUSC). Neste contexto foi lançado o programa “Cuide-se” destinado especialmente aos cuidados com os profissionais da educação. Esteve presente, o Secretário de Estado da Educação, Renato Feder, o Deputado do Paraná e Líder na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri e chefe do Núcleo Regional de Educação, Carlos Alberto Polsin.
O encontro deste ano foi realizado através de uma sala virtual, devido as medidas de prevenção a Covid-19 (novo Coronavírus) e contou com a parceria do Ministério Público, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude pelo Julio Ribeiro de Campos Neto e o Núcleo Regional de Educação.
O Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Matiolli, enfatizou que o programa foca principalmente na saúde mental, psicológica e o bem-estar dos profissionais da educação nesse momento de pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus) que colocou a educação de maneira diferenciada para todos. “É um programa de apoio as pessoas que estão passando com uma maior dificuldade esse momento de pandemia, que são os professores, diretores, pedagogos, toda equipe da rede escolar que estão com as aulas suspeitas e atuando em Home Office”.
Mattioli salientou que neste período as pessoas estão se descuidando no quesito saúde mental e que o projeto “é um link com inúmeros vídeos, que serão encaminhados aos profissionais para que eles tenham um amparo”. Os vídeos serão dos mais diversos temas, como saúde, dicas, trabalhos e etc.
No evento “Dedica” além do lançamento do projeto “Cuide-se”, também foi lançado a campanha “Ajude um aluno – Doe um celular, Notebook ou Tablet”, voltado para auxiliar os alunos que não possuem esse material para continuar os seus estudos em casa. No evento também foi falado sobre a Rede de Ajuda Coronavírus (RAC). Que se trata de um atendimento gratuito e sigiloso por meio das redes sociais, em que são feitos os primeiros socorros e o acolhimento psicológico as pessoas neste período de isolamento domiciliar.
O evento também contou com uma apresentação artística de Hip Hop ao vivo com MC Chel e Guilherme Esteves, ambos participantes do movimento Batalha da Fonte de União da Vitória. A palestra ficou a cargo do Juiz Mattioli, que falou sobre os “Efeitos da Pandemia na Educação”.
Participação de autoridades:
Renato Feder falou sobre as ações no estado do Paraná que tem a maior quantidade de acessos dentro da plataforma do google na educação, em torno de 350 mil salas virtuais ministrando aulas, com o maior número de usuários de todo o planeta conectados. São em torno de 13 mil aulas virtuais ministradas por dia e quatro milhões de lições de casa feitas, com informação sobre ‘quem faz e quem não faz’. “A gente está no meio de revolução na educação e nós vamos deixar a marca do Paraná”, disse.
O secretário parabenizou a iniciativa, segundo ele pioneira, de buscar doações de equipamentos de informática e celulares para repasse aos estudantes. “Não conheço e não vi nada parecido”, frisou. Também destacou a presença do líder do governo, deputado Hussein Bakri e papel dos educadores neste momento difícil da ausência de aulas presenciais e necessidade de, em curto espaço de tempo, adaptar-se ao meio virtual e manter a educação em funcionamento. Discurso seguido por Carlos Polsin e destacado pelo promotor Julio Ribeiro, em suas falas durante a abertura oficial.
Hussein Bakri agradeceu o convite e mencionou o protagonismo de Carlos Mattioli junto do promotor Julio Ribeiro no trabalho de combate à evasão escolar. Citando que esta iniciativa, e outras que vieram neste mesmo quesito, são exemplos para o Paraná. “Quero parabenizar este lado social e humano de vocês”, afirmou. Citando de que o trabalho não está sendo fácil para ninguém, mas o NRE tem atuando para suprir estas demandas. “Dedicado. A hora dele chegou e ele está fazendo um grande trabalho”, definiu sobre Carlos Polsin.
Mesmo diante do cenário difícil, o parlamentar destacou que o setor educacional não está se omitindo e sim agindo para não deixar as aulas ausentes. Mesmo, ciente dos inúmeros desafios e dificuldades. Na seara do retorno às aulas presenciais, Bakri que presidente a comissão de educação, afirmou que não sem uma expectativa, ainda, sobre como voltar. Tudo será decidido com base em questões de saúde. Além da necessidade de pensar num distanciamento, muitos alunos das atuais escolas particulares tendem em migrar ao público.
Serviço
Facebook: CEJUSC – União da Vitória
Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória/PR
Carlos Mattioli
Instagram @rededeajudacejusc
E-mail: rededeajudacejusc@gmail.com
WhatsApp 9 9132 2222