No último sábado, dia 15 de junho, aconteceu a Caminhada Ecológica No Rastro do Monge, na localidade do Jangada. Mais de 400 pessoas participaram do evento que incluía várias atrações culturais como explanação sobre a estrada e rancho dos tropeiros; pinheiro sentado; cabeceira das nascentes; rios; corredeiras; museu itinerante; rancho dos caboclos; roda de chimarrão; sapecada de pinhão e atrações com gaiteiros e tropeiros.
O percurso de nove quilômetros teve três grupos com saídas em horários alternados contando com guias e condutores, além de brigadistas e ambulâncias em locais estratégicos garantindo a segurança dos caminhantes. A segurança dos participantes também foi foco da Polícia Rodoviária Federal, que fez policiamento inclusive parando o trânsito e sinalizando as entradas na BR 153, acompanhados de perto pelo Comandante Milton Cesar Mesquita Araujo.
Para quem foi para o almoço, pode saborear a culinária cabocla assim como quem deixou para saborear as delícias do café a tarde se surpreendeu com a variedade de bolos e misturas para acompanhar o tradicional pão caseiro. Além das refeições oferecidas pela organização, os participantes também puderam colher e consumir “mimosas” direto dos pés carregados. E claro que teve a parada para o “chá revigorante” do monge, paisagens únicas e muitas risadas.
As caminhadas na natureza têm atraído cada vez mais participantes. Além de incentivarem a prática de atividades físicas prazerosas ligadas diretamente à natureza, também incentivam à prática em família, já que muitas crianças participam com os pais. Muitos caminhantes de cidades da região têm se deslocado para nossas caminhadas e as avaliações no site caminhadas.info confirmam a capacidade que a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União vem demonstrando na organização de eventos cada vez mais atrativos.