O Projeto Amigos do Povo visa aproximar e criar um canal de contato entro Poder Judiciário e comunidades com carência socioeconômica. Ainda, tem por objetivo atuar preventivamente e prestar esclarecimentos aos cidadãos, especialmente em relação a assuntos envolvendo problemas familiares, violência doméstica, abandono escolar, brigas entre vizinhos, consumo e abuso de álcool e outras drogas, entre outros.
O Projeto Amigos do Povo já foi realizado em Cruz Machado em outras oportunidades, e em União da Vitória nos conjuntos Horst Waldraff I e II. Nos meses de setembro e outubro o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) irá promover o evento nos municípios de Bituruna (bairro São João) e em União da Vitória (bairro Limeira).
A quarta edição do projeto em Bituruna, será no dia 16 de setembro, das 9h às 17h, e já tem como parceiros confirmados a Prefeitura de Bituruna, Polícia Militar, União Prestadora de Serviço, Farmácia União, Maco Materiais de Construção, Laboratório de Análises Clínicas Dr. Willy Carlos Jung.
O Juiz da Vara da Família de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli, fala da importância do Projeto Amigos do Povo, que já foi realizado em várias localidade e agora é a vez de Bituruna. e explica os serviços que estarão a disposição da comunidade.