Já se passou uma semana que a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de União da Vitória, recebeu 59 alunos em formação. Uma semana de muito trabalho e solidariedade.
Nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, faz uma semana que a 2ª Companhia Independente da Policia Militar de União da Vitória (Companhia Heróis do Contestado), recebeu na manhã de segunda-feira, 22, 59 alunos que estão passando em formação para ser policial militar.
Nesta primeira semana os alunos já puderam ver na prática o que é ser um policial militar, onde no convívio com os policiais da nossa unidade, os conhecimentos repassados em sala de aula vão fazer toda a diferença no dia a dia do trabalho contra a criminalidade nas cidades onde vão atuar.
Em sala de aula, os alunos estão recebendo todas as informações básicas, que na hora de atuar em prol de ajudar a sociedade vai fazer a maior diferença. Como são muitos alunos, a turma foi dividida em duas que estão utilizando salas diferentes, mas com o mesmo conhecimento de se formar bons policiais.
Na hora do almoço, todos se unem e juntos podem trocar idéias das aulas e se conhecerem melhor, pois muitos são de outras cidades como Mafra, Canoinhas, Porto União, União da Vitória, Ponta Grossa e Guarapuava como disse o capitão da PM local, Gilmar Santana Golemba.
Já no final da tarde, a comunidade que está voltando para a sua casa, podem ouvir um grito de guerra nas principais vias da cidade, onde os alunos estão fazendo as atividades físicas como requisitos na grade disciplinar da academia de formação da Polícia Militar.
Mas, para ser um policial militar, não basta ser ótimo só no conhecimento de sala de aula ou na prática de atividade física. Uma das ações da Polícia Militar, não só para alunos, mas para toda a corporação do Estado do Paraná, é o ato de solidariedade. Para marcar este ato teve inicio na sexta-feira a doação de sangue por parte dos 59 alunos, cada dia, 15 alunos vão até a unidade do Banco de Sangue de União da Vitória, fazer a sua doação.
O Curso de Formação de Soldados terá uma carga horária de 1500 horas/aulas em um total de 32 Disciplinas. O currículo tem aulas sobre vários segmentos do direito, além do ensino sobre o uso correto de armas de fogo, psicologia, estatística, educação física, direitos humanos, entre outras áreas.
Segundo a PM local, o curso tem um total de cinco meses, mas no terceiro mês os alunos já vão para as ruas para o trabalho operacional. Já a segunda etapa tem duração de seis meses denominada estágio operacional.