Rádio Colmeia

5º BE Cmb Bld debate ações contra o mosquito Aedes Aegypt

janeiro 07
10:01 2020

Foto: 5º BE Cmb Bld

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, já estão trabalhando em ações de planejamento para combater o mosquito Aedes Aegypt. Para tal ação foi realizado uma reunião, na manhã desta segunda-feira, 06 de janeiro, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld).

O comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado senhor Tenente Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, recebeu o vice-prefeito Percy Stock e o secretário Municipal de Saúde Marivaldo dos Reis para a troca de ideias e possíveis ações junto ao efetivo militar para orientar a sociedade de Porto União. Também participou da reunião o senhor Tenente Coronel Engenheiro Rogério, que assumirá o comando da unidade local, no dia 21 de janeiro.

O vice-prefeito, em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã, desta terça-feira, 07 de janeiro, destacou como foi a reunião e da importância do trabalho do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, em prol de ajudar a combater o mosquito da Dengue. Confira:

 

 

Dengue:

 

Como a dengue é transmitida e como evitar?

 

O vírus passa através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo. “A partir daí, ela passa a transmiti-lo enquanto estiver viva”, aponta Melissa.

 

Para depositar seus ovos e se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Por isso, é importante evitar acúmulo do líquido em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, e manter as caixas d’água fechadas.

O uso de repelentes também é uma boa opção, principalmente em locais mais infestados. Respeite as orientações presentes na embalagem.

 

Quais são os principais sintomas?

 

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:

 

Febre acima de 38,5˚ C

Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Enjoo e vômitos

Manchas vermelhas no corpo

“Dor intensa na barriga, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão), sangramentos, pressão baixa e aumento do fígado são sinais de que há risco de se agravar, o que costuma acontecer após melhora da febre”, atesta a médica. Essa é a dengue hemorrágica, hoje chamada de dengue grave.

 

Quanto tempo dura?

 

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue. Nesse caso, ele é realizado de acordo com a fase da doença e da disponibilidade nos serviços de saúde.

 

Com informações do site: https://saude.abril.com.br/

 

Faça a sua parte:

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Últimos Cometários

Boa tarde tenho experiência como ajudante de marcenaria por vários anos e pintura de móveis...

No Rio Tietê no município de Barbosa estamos sentindo na pele isso , com inúmeras...

Pena muito branda se fosse mais severa diminuiria!...

Colméia no Facebook