Rádio Colmeia

5º BE Cmb Bld debate ações contra o mosquito Aedes Aegypt

janeiro 07
10:01 2020

Foto: 5º BE Cmb Bld

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, já estão trabalhando em ações de planejamento para combater o mosquito Aedes Aegypt. Para tal ação foi realizado uma reunião, na manhã desta segunda-feira, 06 de janeiro, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld).

O comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado senhor Tenente Coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, recebeu o vice-prefeito Percy Stock e o secretário Municipal de Saúde Marivaldo dos Reis para a troca de ideias e possíveis ações junto ao efetivo militar para orientar a sociedade de Porto União. Também participou da reunião o senhor Tenente Coronel Engenheiro Rogério, que assumirá o comando da unidade local, no dia 21 de janeiro.

O vice-prefeito, em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã, desta terça-feira, 07 de janeiro, destacou como foi a reunião e da importância do trabalho do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, em prol de ajudar a combater o mosquito da Dengue. Confira:

 

 

Dengue:

 

Como a dengue é transmitida e como evitar?

 

O vírus passa através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo. “A partir daí, ela passa a transmiti-lo enquanto estiver viva”, aponta Melissa.

 

Para depositar seus ovos e se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Por isso, é importante evitar acúmulo do líquido em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, e manter as caixas d’água fechadas.

O uso de repelentes também é uma boa opção, principalmente em locais mais infestados. Respeite as orientações presentes na embalagem.

 

Quais são os principais sintomas?

 

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:

 

Febre acima de 38,5˚ C

Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal-estar

Falta de apetite

Enjoo e vômitos

Manchas vermelhas no corpo

“Dor intensa na barriga, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão), sangramentos, pressão baixa e aumento do fígado são sinais de que há risco de se agravar, o que costuma acontecer após melhora da febre”, atesta a médica. Essa é a dengue hemorrágica, hoje chamada de dengue grave.

 

Quanto tempo dura?

 

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue. Nesse caso, ele é realizado de acordo com a fase da doença e da disponibilidade nos serviços de saúde.

 

Com informações do site: https://saude.abril.com.br/

 

Faça a sua parte:

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Últimos Cometários

Olá bom dia gostaria de trabalhar com vcs porto união precisa de uma empresa grande...

Tem q prender sugeito q não cumpre leis.....e sério o problema ..não dá pra brincar...

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

Colméia no Facebook