Nessa quinta-feira, 27 de julho, o chefe da 6° Regional de Saúde de União da Vitória, Cezar Henrique Guzzoni, recebeu na sede da Regional em União da Vitória, vários profissionais da Saúde da região, mais a presença de duas profissionais da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, para uma palestra e debate sobre os males do Tabagismo no Paraná e na região Sul do Paraná.
O encontro se iniciou às 8h30 com um café da manhã, e com as boas-vindas a todos os participantes. Em seguida, o chefe da Regional de Saúde de União da Vitória, Guzzoni, falou da importância de receber as profissionais em nossa região, e como acabou sendo convidado para dar o seu depoimento como um ex-fumante.
Durante toda a manhã a equipe deixou orientações e dicas valiosas para as equipes trabalharem em suas cidades e nos Postos de Saúde.
Um dos assuntos que chamou a atenção, foi sobre os problemas que o cigarro traz para as mulheres antes e durante a gestação. Já para os homens, o assunto foi sobre o câncer e as dificuldade em poder realizar ações cotidianas, que com o uso do cigarro o organismo não consegue.
Desde os anos de 1950 e 1960 até os dias atuais, o cigarro faz parte da cultura, no passado, após um almoço, os homens deixavam a mesa e se reuniram para fumar um charuto, enquanto as mulheres, em outra sala, se reuniam para tomar um chá. Com o passar dos anos, a publicidade fez com que homens e as mulheres tivessem a mesma oportunidade de apreciar um bom cigarro, porém, não fazendo a orientação principal sobre a saúde.