6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa


19 de outubro de 2020

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

As testagens em massa, realizadas pela 6ª Regional de Saúde, para verificação da Covid-19 nos servidores e professores das escolas estaduais de União da Vitória e São Mateus do Sul continuam nesta segunda-feira, 19 de outubro. Os testes transcorrem até a sexta-feira. O objetivo é atingir 25% dessa população e também a dos alunos.

No momento a testagem em massa está sendo utilizada como um inquérito epidemiológico, um estudo para saber como a doença se comportou exclusivamente nesta população. Este inquérito poderá ser utilizado mais tarde para algum tipo de análise em relação ao retorno das aulas segundo o chefe da 6ª Regional, Ricardo Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia
Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

O teste rápido consegue identificar se a pessoa adquiriu uma resposta imunológica ao SarsCov-2 (Covid-19). Se der positivo, não é possível saber se a pessoa está na vigência da doença ou se já passou por ela. Caso haja algum caso positivo, o paciente será encaminhado para fazer o teste de PCR, que irá mostrar se há infecção ativa ou não do vírus no corpo.

De acordo com Krzyzanowski, até o momento todas as pessoas que foram testadas em São Mateus do Sul e União da Vitória, não sinalizaram positivo a resposta imunológica ao vírus. O professor Norberto José Polsin, que fez o teste e teve resposta negativa ao vírus disse que é muito importante saber o grau de contaminação e contato da Covid-19 nesta população.

“É de fundamental importância”, disse, mesmo não sabendo se o retorno das aulas será de fato realizado. “Mas é bom fazer esse mapeamento em toda região”, apontou.

Para a realização dos testes em massa a 6ª Regional de Saúde contou com a viabilização do deputado e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), junto com o Governo do Paraná e Secretaria Estadual de Saúde.

Vídeo: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Pandemia na região

No paraná e nos municípios em que a 6ª Regional de Saúde abrange, os casos estão estabilizados. A curva de contágio está decrescente, ou seja, a pandemia está perdendo força. Mas ainda é importante saber que há a possibilidade de uma segunda onda. “Não é o momento de nós nos desmobilizarmos”, colocou Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]