A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia


17 de janeiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O sonho dos ferroviários e da população de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), se tornou realidade na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, quando foi retirada da praça do Contestado a Maria Fumaça 310, que está indo para a cidade de Rio Neguinho, para a sua recuperação.

O trabalho de retirada da Maria Fumaça 310 teve início às 13h30, e com a presença da comunidade e claro dos ferroviários que fizeram questão de se reunir e lembrando-se dos bons tempos de trabalho no trecho Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná até cidade de São Paulo. Mesmo com chuva os trabalhos não foram parados e por volta das 17h, a Maria Fumaça 310, já estava sobre o caminhão que levou a máquina às 5h da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro para Rio Neguinho.

Durante todo o percurso da praça do Contestado até a frente da loja Havan, muitas pessoas pararam para ver a Maria Fumaça e fazer um vídeo ou foto. O empresário Élio Weber, falou sobre este trabalho de recuperação da Maria Fumaça e quais serão os próximos passos. Confira:

 

 

Durante a retirada do Maria Fumaça o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura Bachir Abbas, também acompanhou a retirado do trem. Abbas fala da importância da recuperação e da união dos empresários. Confira:

 

 

A reportagem da Rádio Colmeia conversou com o ferroviário aposentado Luiz Jorge Uliniki, falou sobre a emoção de ver a Maria Fumaça 310, indo para a sua recuperação e lembrou-se do tempo que fez um amplo curso para poder conduzir a 310. Confira a conversa.

 

 

O projeto de recuperação da Maria Fumaça 310 teve início no ano de 2019, com a primeira etapa da retirada dos vagões da Estação União, que já estão sendo recuperados. Em seguida no mês de dezembro, foi para a manutenção e recuperação a parte de carga da Maria Fumaça e agora em 2020, foi à vez da locomotiva.

O projeto é denominado “Grupo Trem das Etnias” e é todo coordenado por 30 empresários de Porto União e União da Vitória. A expectativa da volta da Maria Fumaça e os passeios devem ser feito no final de 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia”

  1. Li disse:

    E como vai ficar a Estação Ferroviária? Já que União da Vitória reformou a mesma desconsiderando a História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]