COVID-19: Prefeitura de Bituruna decreta situação de emergência » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

COVID-19: Prefeitura de Bituruna decreta situação de emergência


20 de março de 2020

Imagem Gisele Ovitski/ Rádio Colmeia

A Prefeitura de Bituruna emitiu nesta tarde de sexta- feira, 20, o decreto 045/2020, que declara situação de emergência ao município, limitando por 15 dias as atividades do comércio e intensificando as medidas de prevenção ao Coronavírus.

A decisão foi tomada após reunião com líderes religiosos, Associação Comercial de Bituruna e integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, ficando definido que apenas serviços essenciais podem atender no município. Importante ressaltar que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado e ou suspeito de Coronavírus, sendo esta medida tomada, a fim de limitar as barreiras da possível entrada da doença.

De acordo com o decreto 045/2020, podem continuar funcionando: farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, serviços funerários e distribuidoras de água e gás. O atendimento dentro do estabelecimento deve ser limitado a metragem do local. Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e atividades afins podem realizar apenas serviço de delivery. As atividades religiosas estão suspensas por 15 dias.

A Prefeitura também suspenderá o atendimento de livre demanda, ou seja, quem precisar dos serviços deve ligar e agendar atendimento. A medida não se aplica aos órgãos de saúde que continuarão com atendimento normal. Os servidores com mais de 60 anos, doenças crônicas, gestantes, lactantes e problemas respiratórios já foram dispensados. O Setor de Tributação vai prorrogar em 120 dias o pagamento de tributos que venceriam neste período. As aulas da rede municipal de ensino, atividades nas áreas de lazer e campeonatos de Futebol Sete Aberto e Futebol Sete do Interior também estão suspensos. As viagens através do Tratamento Fora de Domicílio serão mantidas apenas para pacientes que vão realizar quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A Administração Municipal reforça que não há motivo para pânico, o objetivo é intensificar as medidas de prevenção. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no telefone: (42) 3553-8000, pedido o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp: (42) 3553-8011.

A Fundação Municipal de Saúde lembra a importância em aderir ao isolamento voluntário, manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.

Imagem Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]