A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bituruna, orienta os biturunenses sobre o descarte de máscaras e luvas. Os itens devem ser jogados do lixo do banheiro, que vai direto para o aterro sanitário. Não devem ser descartados junto com o lixo úmido ou seco, para não contaminar os itens e nem colocar em risco a saúde dos operadores da Unidade de Triagem e Compostagem – UTC Reciclinho.
O diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró, também orienta sobre o descarte do papelão. “Pedimos que após o uso do papelão, ele seja guardado em casa por dois dias antes de ser posto no lixo. Isso evita que o vírus seja levado junto com o material”, explica.
O volume de resíduos urbanos que chega ao Reciclinho aumentou após o início do isolamento social e outras medidas de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Além disso, a Associação de Catadores de Recicláveis São João está com menos associados trabalhando, pois alguns membros foram afastados por estarem dentro do grupo de risco. A Administração Municipal pede a colaboração dos biturunenses para realizar a separação correta.