6ª Regional de Saúde de UVA confirma distribuição de testes rápidos para COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

6ª Regional de Saúde de UVA confirma distribuição de testes rápidos para COVID-19


21 de abril de 2020

Imagem ilustrativa

A partir de amanhã, 22 de abril, os nove municípios atendidos pela 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, irão começar a receber os kits de testes rápidos para a Covid-19 (novo Coronavírus). O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, confirmou a distribuição durante entrevista ao Jornal Colmeia nesta terça- feira,21.

Dr. Ricardo, primeiramente tirando as dúvidas da população diante da confirmação de que União da Vitória está em situação de transmissão comunitária, ressaltou que “nós temos que deixar bem claro a população, que a transmissão comunitária é exatamente o que se espera no caso de uma pandemia. Até então nós sabíamos exatamente o rastro do vírus. Hoje, o que acontece é que nós temos uma maior dificuldade para conseguir enxerga-lo e isso é a história natural da doença, por isso que se torna uma pandemia”.

Todas ações e planejamentos tanto do Ministério da Saúde quanto da equipe da 6ª Regional, segundo o Dr. Ricardo, foi esperando esse momento. “É importante enfatizar que não existe nenhuma falha no tratamento, nas condições de trabalho. Não podemos colocar o vírus dentro de um quarto, com uma janela e uma porta e esperar que ele não venha a escapar; não é assim que ele se comporta. Então todas as ações e planejamentos já haviam sido feitas, exatamente esperando a transmissão comunitária””, conclui.

Justamente para a equipe da saúde poder agora recuperar o monitoramento do ponto de partida do vírus, estará sendo distribuído a partir de amanhã, aos municípios de União da Vitória, Cruz Machado, Bituruna, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas, Antônio Olinto, Paulo Frontin e São Mateus do Sul, os kits de testes rápidos. Os kits vieram do Ministério da Saúde para o Governo do Estado, sendo entregue a 6ª regional através da Secretaria Estadual da Saúde. “Nós recebemos esses kits e sabemos que serão usados para os profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e para os familiares das pessoas que trabalham na área da saúde”, explica Krzyzanowski.

Para o Dr.; “com esses kits nós poderemos ter esse novo rastreio do vírus. Esses kits, exames rápidos, nos permitem exatamente fazer o que chamamos de inquérito epidemiológico. A partir daí, nós começamos a descobrir por onde esse vírus está circulando, mais precisamente dentro dos nove municípios da 6º regional”.  Dr. Ricardo também afirmou que muito se sabe sobre a doença, mas pouco se sabe sobre o vírus, por este motivo os inquéritos epidemiológicos são tão importantes.

Ressaltando que União da Vitória atualmente, conta com três casos confirmados em isolamento domiciliar e três casos que já foram curados, sendo que nenhum dos pacientes necessitou de internamento.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]