A partir de amanhã, 22 de abril, os nove municípios atendidos pela 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, irão começar a receber os kits de testes rápidos para a Covid-19 (novo Coronavírus). O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, confirmou a distribuição durante entrevista ao Jornal Colmeia nesta terça- feira,21.
Dr. Ricardo, primeiramente tirando as dúvidas da população diante da confirmação de que União da Vitória está em situação de transmissão comunitária, ressaltou que “nós temos que deixar bem claro a população, que a transmissão comunitária é exatamente o que se espera no caso de uma pandemia. Até então nós sabíamos exatamente o rastro do vírus. Hoje, o que acontece é que nós temos uma maior dificuldade para conseguir enxerga-lo e isso é a história natural da doença, por isso que se torna uma pandemia”.
Todas ações e planejamentos tanto do Ministério da Saúde quanto da equipe da 6ª Regional, segundo o Dr. Ricardo, foi esperando esse momento. “É importante enfatizar que não existe nenhuma falha no tratamento, nas condições de trabalho. Não podemos colocar o vírus dentro de um quarto, com uma janela e uma porta e esperar que ele não venha a escapar; não é assim que ele se comporta. Então todas as ações e planejamentos já haviam sido feitas, exatamente esperando a transmissão comunitária””, conclui.
Justamente para a equipe da saúde poder agora recuperar o monitoramento do ponto de partida do vírus, estará sendo distribuído a partir de amanhã, aos municípios de União da Vitória, Cruz Machado, Bituruna, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas, Antônio Olinto, Paulo Frontin e São Mateus do Sul, os kits de testes rápidos. Os kits vieram do Ministério da Saúde para o Governo do Estado, sendo entregue a 6ª regional através da Secretaria Estadual da Saúde. “Nós recebemos esses kits e sabemos que serão usados para os profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e para os familiares das pessoas que trabalham na área da saúde”, explica Krzyzanowski.
Para o Dr.; “com esses kits nós poderemos ter esse novo rastreio do vírus. Esses kits, exames rápidos, nos permitem exatamente fazer o que chamamos de inquérito epidemiológico. A partir daí, nós começamos a descobrir por onde esse vírus está circulando, mais precisamente dentro dos nove municípios da 6º regional”. Dr. Ricardo também afirmou que muito se sabe sobre a doença, mas pouco se sabe sobre o vírus, por este motivo os inquéritos epidemiológicos são tão importantes.
Ressaltando que União da Vitória atualmente, conta com três casos confirmados em isolamento domiciliar e três casos que já foram curados, sendo que nenhum dos pacientes necessitou de internamento.