Inácio Martins registra primeiro caso confirmado de COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inácio Martins registra primeiro caso confirmado de COVID-19


7 de maio de 2020

Chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan / arquivo pessoal

Foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município de Inácio Martins na manhã do dia 05 de maio. A paciente se trata de uma senhora de 61 anos, moradora da comunidade de Alemanha, área rural do município, região que faz divisa entre Inácio Martins e Guarapuava.

Em entrevista ao Jornal Colmeia de hoje, 07 de maio, o prefeito Edemetrio Benato Junior ressaltou que a paciente foi primeiramente atendida pela Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, no bairro Batel. A senhora que mora na divisa dos municípios, possui familiares em Guarapuava e seu trânsito a essa cidade é frequente, “sendo que possivelmente se trata de um caso importado”.

A senhora ao sentir os sintomas se deslocou até a Unidade de Saúde de Batel, onde foi realizado a coleta do material para exame, chegando o resultado na 4ª Regional de Saúde em Irati na segunda-feira, 05. O chefe da 4ª Regional, Walter Henrique Trevisan, afirma que foi “a última Regional de Saúde a ter a confirmação de um caso”.  Walter também ressaltou que “essa senhora está bem, ela foi inclusive procurada pela equipe da Regional em contato com a equipe do município, que fizeram um trabalho de acompanhamento, estando visitando, deixando ela em quarentena junto com a família e assim deve permanecer por todo esse final de semana”, conclui.

 

 

Prefeito Edemetrio Benato Junior / arquivo pessoal

Para o prefeito Benato o caso foi uma surpresa, já que o município não havia registros de casos suspeitos e ou investigados. “Provavelmente essa pessoa quando foi atendida na Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, passou como se fosse uma moradora de Guarapuava e quando veio o resultado e procuraram por essa pessoa, constatou-se que ela morava no interior do município de Inácio Martins, sendo uma surpresa”, explica.

O Prefeito também enfatiza que “nossas equipes de epidemiologia imediatamente foram visitar essa pessoa onde fizeram todo o protocolo da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretária Estadual da Saúde”. De imediato as equipes também estiveram realizado o histórico de deslocamento da paciente “nos dias em que se antecederam esses sintomas, que vinculo teve, que contato teve, para que possa monitorar todo esse bloqueio e fazer a quarentena dessas pessoas que estiveram em contato”, confirma Benato.

Acompanhe na íntegra a entrevista do prefeito Edemetrio Benato Junior ao Jornal Colmeia, que também deixa suas dicas de prevenção aos moradores do município e quais são as ações que as equipes de saúde estão adotando para proteger a população: 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]