Um senhor de 60 anos, morador do distrito de Rio Claro do Sul, área rural da cidade de Mallet, foi confirmado como o primeiro caso de COVID-19 do município e segundo caso da 4ª Regional de Saúde de Irati, sendo o primeiro, a paciente de Inácio Martins. O senhor está internando no Hospital São Camilo Regional de União da Vitória.
Segundo informações cedidas em entrevista no Jornal Colmeia de hoje, 07 de maio, pelo Chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, o paciente é cardiopata e esteve consultando seu cardiologista em União da Vitória. No consultório o senhor começou a passar mal, apresentando sintomas de dificuldade respiratória. Logo o médico o encaminhou até o Hospital Regional, onde permanece internado. “Esse senhor se encontra internado no hospital, acompanhado em leito clínico para Coronavírus, em isolamento , e está tendo todo acompanhamento da 6ª Regional de Saúde e do Hospital responsável”, afirma Trevisan.
O resultado foi entregue a 4ª Regional na tarde do dia 06, por volta das 12h. O prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski, ressaltou que o idoso esteve em viagem, entretanto, foi por situação de extrema necessidade, sendo para cuidar de sua mãe que estava doente e precisava de cuidados. “Ele esteve em viagem para Governador Valadares – Minas Gerais, ficou lá com precisões de viagem e retornou no dia 18 de abril”, confirma Szinvelski.
Apesar de estar internado, o prefeito afirma que o senhor “está passando bem, tem a previsão de alta ainda dessa semana, mas está bem consciente, bem animado e irá continuar fazendo o isolamento social”. Se tratando de uma pessoa em grupo de risco, o prefeito enfatiza que “em curto espaço de tempo que foi diagnosticado, sendo uma pessoa cardiopata, que fez ponte de safena e hoje já está em recuperação, pra nós é uma conquista, pois não será um caso de fatalidade”.
Quanto ao círculo de contato do paciente, as equipes epidemiológicas do município já realizaram orientações e monitoramentos. Entretanto, o prefeito ressalta que “com certeza vai ser redobrado os cuidados que temos com a saúde de nossa população”. Destacando que no início da pandemia, o município com apoio da comunidade, se antecipou e realizaram uma barreira nas vias de acesso à cidade. Agora, com o caso confirmado, o prefeito comunica que “será feito uma reunião com a comissão do Covid-19, para se decidir que atitude iremos tomar perante a população”, conclui.