Adotando medida de testagem em massa, Três Barras chega a 119 casos positivos da COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Adotando medida de testagem em massa, Três Barras chega a 119 casos positivos da COVID-19


29 de maio de 2020

Ilustrativa

Os números de pacientes infectados com a Covid-19 no município de Três Barras em Santa Catarina, como diz a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira “assustam”. Atualmente o município conta com 119 casos positivos, todos assintomáticos e sendo tratados em isolamento domiciliar.

Esse número se trata do resultado de um estratégia que a Secretária de Saúde do município adotou para poder de certa forma, controlar o vírus e evitar a transmissão comunitária. A secretária Raquel, explica que o município adotou o método de testagem em massa e esses 119 casos positivos são o resultado das mil testagens realizadas na primeira fase da pesquisa.

Secretária de Saúde Raquel Cunher Vieira/ Arquivo pessoal

“Nós já realizamos a testagem em massa, foram mais de mil testes realizados até o momento e destes mil testes, resultaram nos 116 casos positivos. Lembrando que todos esses casos são assintomáticos, os pacientes estão bem, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pelas equipes de vigilância do município.”

Raquel também enfatiza, que nesta sexta-feira, 29 de maio, foi dada início a segunda etapa desta pesquisa, em que serão realizadas testagens em domicilio. “Montamos duas equipes, uma na sede do município e uma no distrito são Cristóvão, que irão passar em todas as residências oferecendo um teste por família”.

Importante ressaltar que o teste será ofertado aos moradores, ou seja, não é uma ação obrigatória e a pessoa tem todo direito de recusar caso não se sinta confortável ou seguro com a situação.

O objetivo, assim afirma a secretária, que nesta segunda fase cinco mil testes sejam realizados. “Nessa segunda etapa a previsão é fazer cinco mil testes com uma média de 500 a 600 testes por semana”, também pontuando que “é bem provável que o número de casos volte a subir, mas essa é a nossa estratégia para poder monitorar e evitar o aumento da transmissão comunitária”

 

Desatacando novamente, que os 116 casos confirmados estão em isolamento domiciliar e se tratam de pacientes assintomáticos, ou seja, que não sentem qualquer sintoma da doença.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Última etapa de matrículas da rede estadual começa nesta terça em SC

O terceiro e último período de matrículas para a rede estadual de ensino de Santa Catarina começa nesta terça-feira, dia 3, e segue até quarta-feira, dia 4 de fevereiro. O processo ocorre de forma presencial, exclusivamente nas escolas que ainda possuem vagas remanescentes para o ano letivo de 2026, sendo mais uma oportunidade para estudantes […]

Nova lei em SC amplia proteção e incentiva o uso seguro da bicicleta

Já está valendo no estado uma lei aprovada pela ALESC que cria medidas para o uso seguro da bicicleta para o transporte e lazer. Entre as novidades está o sistema de informações sobre mobilidade cicloviária. O objetivo é montar uma base de dados públicos sobre circulação de bicicletas, acidentes, infraestrutura e equipamentos de segurança.  A […]

Unespar amplia ensino público no Sul do Paraná com vestibular especial

Nesta segunda-feira (02), ocorreu em União da Vitória o evento que lançou o vestibular especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para os cursos de graduação presenciais do antigo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), incorporado à instituição estadual no final do ano passado.  Os cursos disponíveis são Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas […]