Circulou nas redes sociais na noite de sexta-feira, 19 de junho, um boletim epidemiológico em que confirmava nove novos casos positivos de Covid-19 (novo Coronavírus) no município de Cruz Machado. Este boletim se trata de um documento falso e se configura como crime, assim enfatiza o Artigo 297 do Código Penal: “Falsificar no todo ou em parte documento público; ou alterar documento público verdadeiro, é pena / reclusão, de dois a seis anos e multa”.
A secretária de Administração do município, Noeli Pasa, enfatiza que na noite de sexta-feira,19, houve a confirmação de apenas um novo caso e que o boletim epidemiológico verdadeiro foi postado nas redes sociais oficiais do município, no caso, na página da Secretaria de Saúde. Noeli afirmou que o caso confirmado se trata do familiar de um paciente testado positivo anteriormente, que no caso, houve um contato direto. O paciente está em isolamento domiciliar, assim como os demais casos positivos, recebendo todos os devidos atendimentos médicos.
Quanto ao documento falsificado, Noeli ressalta que os moradores devem ficar atentos quanto a origem da publicação, destacando que devem ser levados em consideração os que são postadas na página da Secretaria de Saúde ou da prefeitura. “Fiquei bem triste pois as pessoas estão brincando com isso e está difícil para todo mundo. É cansativo, é exaustivo, é aquele medo, aquela pressão. Quando se descobre um caso vem o medo de se vai precisar entubar, se vai precisar de UTI, é esse o pesadelo que a gente tem na cabeça, então por favor, não vamos brincar com uma coisa séria assim”, pediu através de um vídeo postado em sua conta no Facebook.
Ao Jornal Colmeia deste sábado, 20 de junho, Noeli também deixou sua mensagem a população, ressaltando que está todo mundo tentando dar o melhor de si, principalmente a equipe da Saúde.
Acompanhe o boletim verdadeiro: