Secretário de Saúde de Porto União alerta para os riscos da Covid-19 em fumantes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretário de Saúde de Porto União alerta para os riscos da Covid-19 em fumantes


24 de junho de 2020

Ilustrativa

O novo Coronavírus é um vírus que acomete os pulmões e, mantê-lo saudável é um fator importante para prevenção. Não apenas dos pulmões, mas ter uma vida saudável é necessário para uma boa saúde e bem-estar. Pessoas que fazem uso do tabaco, tanto do cigarro quanto de narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar, acabam se tornando do grupo de risco, possuindo mais chances de desenvolver sintomas graves.

Segundo o secretário de saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis, fumantes estão “solapando o nível de resistência” e dá o exemplo, “se eu consumo uma quantidade x de oxigênio, através do ar, o fumante inveterado, ele tem no mínimo a metade só dessa capacidade porque o pulmão dele já está intoxicado”.

Isso se aplica também ao uso de narguilés e dispositivos eletrônicos, que contém tabaco, além da questão do compartilhamento das piteiras, que expõem os usuários ao risco de contaminação e transmissão não só da Covid-19, mas de outras doenças infectocontagiosas.

Lembrando que apenas parar de fumar não deixará as pessoas imunes, é importante manter a prática das medidas de prevenção evitando aglomerações, fazendo a higiene correta das mãos, usando álcool em gel, máscara e mantendo o distanciamento social.

Ilustrativa

Programa Nacional de Controle do Tabagismo:

Em Porto União há o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que é oferecido uma assistência aos usuários que querem parar de fumar. Segundo o secretário, está à disposição “os tranquilizantes para acabar com aquela neura e temos os adesivos de nicotina”.

Na unidade central do SUS do município, há a orientação de uma assistente sócia, além de folhetos explicativos e estratégias para o fumante se afastar da nicotina. Parar de fumar é uma opção para retomar a vida saudável e reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19. Depois de 12 a 24 horas sem fumar os pulmões já apresentam uma melhora significativa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]