Lançado nessa quarta-feira, 24 de junho, a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica vem para ajudar as mulheres vítima desta situação , que infelizmente, é ainda real e muito recorrente no Brasil. Essa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que tem como objetivo, auxiliar as mulheres na denúncia de seus agressores por meio das farmácias do País.
Como um canal silencioso, permitindo que as mulheres se identifiquem nesses locais, as mesmas serão ajudadas e as devidas solução serão tomadas. A atitude consiste em dois gestos simples: a da vítima fazer um X nas mãos e a farmácia fazer uma ligação para o 190.
Em União da Vitória, a Rede de Ajuda Coronavírus (RAC) apoia a campanha que conta com a participação de mais de 10 mil farmácias. Segundo o Juiz de Direito, Dr. Carlos Eduardo Mattioli, um dos principais objetivos da campanha “é trazer à tona esse tema para discussão da sociedade”. Nos municípios de União da Vitória e Porto União, você pode fazer a sua denúncia na rede de farmácias Nissei.
Ainda há um grande número de mulheres, de todas as classes sociais e idades, passando por violência doméstica em casa, vindas de seus companheiros. Esse tipo de violência pode se dar de maneira verbal “xingamentos, desrespeito, humilhação, submeter a mulher em uma condição de inferioridade, chamada de violência psicológica”, coloca Mattioli, e também agressões físicas “que deixam marcas no corpo”.
A RAC também atende mulheres vítimas de violência doméstica em União da Vitória e região, funcionando como mais uma opção de canal de denúncias. “Nós temos um contato que a mulher se quer precisa sair de casa”, basta ter acesso a internet, pelo Facebook, Instagram ou e-mail. “Ou até pode procurar diretamente nas minhas redes sociais”, afirmou Mattioli.
Serviço
Email: rededeajudacejusc@gmail.com
Instagram: @rededeajudacejusc
Facebook: CEJUSC – União da Vitória ou Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória.
Acompanhe em quais redes você pode pedir ajuda: